sábado, 17 de novembro de 2018

Liga BPI - um quarto da prova já está feito!



Depois de mais uma paragem para a Selecção Nacional, a Liga BPI regressa este domingo.
Embora ainda falte muito campeonato, começa a ser visível quem está na luta pelo 3º lugar e muito dificilmente fugirá a um destes três: Futebol Benfica, Ouriense e Valadares.
O Braga continua a passear-se na Liga, com uma média de 5 golos por jornada. O Sporting, apesar de continuar a vencer, demonstra alguma crise na finalização, tendo os problemas vindo a ser resolvidos pelas defesas e médias.
No final da tabela a vida continua difícil para Vilaverdense e Boavista e a Ovarense não pode respirar de alívio. 
Vamos ver o que se vai passar nesta 7ª jornada: 

AD Ovarense - SC Marítimo - o primeiro encontro entre as duas equipas estreantes da Liga deixa antever um jogo intenso pela disputa dos pontos. A Ovarense só tem uma vitória, mas por números bem expressivos, 5-0 ao Vilaverdense. E em termos de golos marcados tem mais do que o seu adversário de domingo. O Marítimo, por seu lado, tem resultados divididos pelo número das jornadas: 2 vitórias, 2 empates, 2 derrotas. Até agora o Marítimo tem tido mais argumentos para a permanência na Liga, mas jogando em casa a Ovarense terá no público algum apoio extra. 

SC Braga - Boavista FC - o primeiro frente ao último, num jogo em que não vai haver grande história. O Braga determinado a lutar pela conquista da Liga, não tem dado tréguas aos adversários. E a única verdadeira dificuldade será na 10ª jornada, frente ao Sporting. O Boavista começa a ficar com a vida cada vez mais difícil, embora o resultado frente ao Sporting na última jornada lhes possa dar alguma confiança para lutar pela permanência. Mas o resultado não se verá, certamente, neste jogo.

Sporting CP - Clube Albergaria - um Sporting com pouco fulgor, a cumprir os serviços mínimos mesmo em termos de finalização (uma média de 2,83 golos por jogo, manifestamente pouco para quem conta na sua linha avançada com nomes como Carolina Mendes, Diana Silva, Ana Borges, Solange Carvalhas, Ana Capeta). No entanto, o escudo de bi-campeão que enverga nas camisolas dá-lhe sempre o estatuto de favorito em qualquer jogo. O Clube de Albergaria já conseguiu colocar-se a meio da tabela, depois de um início atribulado. É uma equipa que se supera em jogos grandes, mas precisará de estar ao nível da perfeição para fazer uma gracinha na Academia. E o Sporting não pode perder mais pontos até ao jogo com o Braga, portanto deverá ser um jogo bastante dominador para a equipa da casa. 

Vilaverdense - Valadares Gaia - mais um jogo complicado para o Vilaverdense, mesmo jogando em casa, que habitualmente era o seu reduto mais difícil de abater. Não tem dos piores registos defensivos, mas a atacar é praticamente ineficaz, com 2 golos marcados. O Valadares tem tido um registo ofensivo muitíssimo bom, só não tendo marcado na 4ª jornada, e é a 2ª equipa mais concretizadora, à frente inclusive do Sporting. Muito dificilmente, ou melhor, só um jogo muito mau e um Vilaverdense muito bom fará com que os 3 pontos não viagem para Gaia. 

GD A-dos-Francos - CA Ouriense - um jogo já muito repetido, em todos os escalões do futebol feminino. O A-dos-Francos costuma ser sempre difícil no Campo Luís Duarte, mas Estoril foi lá provar o contrário na 5ª jornada. Portanto, frente a uma equipa que só perdeu com os 2 ‘grandes’, talvez volte a ter algumas dificuldades. Embora o registo ofensivo do Ouriense não seja brilhante, é uma equipa que sofre poucos golos, à excepção obviamente dos jogos com Sporting e Braga. Será um jogo muito interessante de se seguir. 

Futebol Benfica - Estoril Praia - adiado para 29 de Dezembro. 

Mais uma jornada em que se deseja que todas as equipas consigam dar o melhor de si próprias e que decorra dentro dos valores do desportivismo e fair play. E que continuem a haver golos em todas as jornadas, para gáudio de quem se desloca aos campos.