sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Liga BPI - os extremos praticamente definidos



Com esta jornada, chegamos ao final da primeira volta. Metade da prova ficará concluída e algumas ilações poderão ser tiradas. O Braga ao vencer o Sporting em casa deste, ficando com 5 pontos de avanço, garante praticamente a vitória na Liga BPI. Claro que ninguém é campeão na primeira volta, mas analisando a prestação das equipas e com tantos pontos de diferença, só mesmo uma catástrofe impediria que isso acontecesse. E do que temos visto do Braga, está muito longe de se deixar surpreender.
Boavista e Vilaverdense têm praticamente o destino traçado em relação à despromoção, já que em 10 jogos só conseguiram 1 ponto cada. Estão a 8 pontos do antepenúltimo, parece-me bastante difícil de recuperar. 
Essa distância que todas as equipas têm em relação à zona de despromoção tem deixado que os jogos se disputem de forma mais tranquila, porque quase ninguém sente que se perder o próximo jogo fica com a vida mais complicada. A não ser que tenham ambições em termos de classificação. 
Para terminar a primeira volta, eis aqui o que poderemos assistir:


CS Marítimo x CA Ouriense - um confronto entre duas novidades na Liga BPI, embora o Ouriense tenha no seu historial grandes feitos, ao nível dos melhores. O Marítimo tem cumprido no seu papel de estreante, ocupando o 8º liga na tabela e com uma pontuação bastante confortável (14 pontos para 1 do penúltimo). Tendo já surpreendido o Sporting, com um empate, espera-se que neste jogo procure a vitória. O Ouriense começou a época muito forte, com 4 vitórias seguidas, mas há 3 jornadas que não pontua. Ocupa um tranquilo 5º lugar, mas só tem mais 1 ponto do que o Marítimo. Será um jogo bastante disputado, onde qualquer equipa poderá pontuar. 

AD Ovarense x Valadares Gaia - a Ovarense tem feito o seu percurso de forma abnegada e sempre com bastante entrega. A prová-lo está o seu registo de golos marcados (18, sendo a 7ª equipa mais concretizadora, à frente de 4 equipas que estão acima na tabela), só não tendo concretizado frente ao Sporting e A-dos-Francos, na 1ª e 3ª jornadas, respectivamente. É em casa que marca mais, prevendo-se que o frente ao Valadares quererá marcar e procurar a vitória. Para o Valadares, apesar da deslocação ser curta, este talvez não seja o jogo ideal para recuperar da surpresa da jornada passada, em que perdeu em casa com o Marítimo. Tendo jogadoras mais experientes não será surpresa se for ganhar a Ovar, já que esta Liga é pródiga em resultados inesperados. Mas não será pera doce. 

C Futebol Benfica x Clube de Albergaria - após uma época menos conseguida, em que terminou em 7º lugar, coisa que já não acontecia desde 2012/2013, o Futebol Benfica tem feito um trajecto intocável na Liga BPI, à excepção dos jogos com o Sporting e Braga. Esse trajecto tem sido conseguido à força de muita luta e convicção, com alguns jogos a serem ganhos mesmo no final. Isso revela que a equipa está preparada para sofrer e dar a volta por cima. Domingo, no eterno clássico que opõe as irmãs Andreia Silva e Patrícia Sousa, o Fofó vai encontrar um dos seus rivais de sempre, o Clube de Albergaria. Um jogo que é quase sempre muito equilibrado e que este não será excepção. A equipa de Albergaria-a-Velha, depois de um início periclitante, conseguiu colocar-se a meio da tabela. 

Estoril Praia x Boavista FC - com um início de época bastante difícil, a partir da 5ª jornada só soma vitórias. Com um jogo a menos, que se realizará dia 29 frente ao Futebol Benfica, tem vindo a subir lugares na tabela classificativa, também por força de resultados menos positivos que as equipas que estavam à frente tiveram. Ocupa o 4º lugar e neste jogo prevê-se que continue na senda das vitórias. O Boavista continua com dificuldade em sacudir a crise e este jogo não deverá ser animador. 

SC Braga x Vilaverdense - depois de na última jornada ter garantido uma vitória que lhe pode garantir o troféu da Liga BPI, o Braga terá domingo um jogo para jogar em velocidade de cruzeiro e pôr a jogar as jogadoras menos utilizadas. Algo que dificilmente acontecerá, pelo menos ao que à velocidade de cruzeiro diz respeito, porque o Braga só sabe jogar em alta rotação. O Vilaverdense, recém reforçado com a guarda-redes suplente do Braga, terá mais um jogo difícil e em que a suposta recuperação não cabe. 

GD A-dos-Francos x Sporting CP - curiosamente, este duelo repete o da época passada na mesma jornada. Depois de um resultado positivo em Valadares, e inesperado, o A-dos-Francos precisava de uma equipa mais acessível para capitalizar essa vitória. O Sporting, ainda que ferido pela derrota em casa que pode comprometer a conquista do tri-campeonato, ou por isso mesmo, por estar ferido, deverá querer vingar esse jogo menos conseguido. No ano passado venceu por 0-5, veremos como se vão comportar este ano. 

A Liga BPI encerra por este ano, exceptuando o jogo em atraso do Futebol Benfica - Estoril, que se jogará no dia 29 de Dezembro, às portas do fim do ano. No próximo fim de semana, a 22, jogar-se-á uma eliminatória da Taça de Portugal, a primeira com as equipas da Liga BPI.