sexta-feira, 29 de março de 2019

Benfica x Sporting - derby feminino por Moçambique


Mal se soube da criação de uma equipa feminina por parte do Sport Lisboa e Benfica, instalou-se a natural curiosidade sobre quando é que iria acontecer o derby Benfica-Sporting. Esse confronto, entre as melhores equipas de ambos emblemas, estaria naturalmente agendado para a época 2019/2020. Apesar de ter entrado para o escalão inferior, o Benfica construiu uma equipa fortíssima que lhe garantia a subida de divisão de forma tranquila. Já houve confrontos entre ambos, tanto na formação, como nas seniores, mas com a equipa 'B' do Sporting. E não é nada disso que o público adepto, tanto dos clubes como do futebol feminino, deseja ver.

Foram causas naturais, daquelas que ainda que previsíveis ninguém controla, as "causadoras" da antecipação deste confronto. O ciclone tropical Idai, que irrompeu pela costa leste de Moçambique e deixou um rasto de destruição e devastação, foi, portanto, o leitmotiv deste evento solidário agendado para amanhã, 30 de Março, pelas 16 horas no Estádio do Restelo.

Não podia haver melhor motivo para esta estreia. Sendo equipas de clubes com uma rivalidade centenária, que nem sempre se manifesta publicamente da maneira mais assertiva e correcta, o facto de se defrontarem para um evento solidário extra-competição poderá levar, assim o esperamos, a que o público se fixe nos pormenores do jogo e no talento das jogadoras, deixando de lado o folclore da má criação habitual nestes jogos. 

Não deverá haver grandes dúvidas de que as equipas se apresentarão na sua máxima força. E isso até revelará o respeito dos treinadores pelo carácter social e solidário do evento. 

Ambas as equipas têm coisas boas a retirar deste jogo, para além da sensação de conforto emocional por estarem a ajudar o povo de Moçambique. Para o Benfica, será a oportunidade de ter um adversário, novamente, à sua altura e perceber até que ponto tem uma equipa para lutar pelo título na Liga BPI, na próxima época. O Sporting ainda poderá ter algo a ganhar até ao final desta. O confronto com o Braga, na penúltima jornada, com uma vitória por mais 3 golos, dar-lhe-á o título. Portanto, o jogo de amanhã poderá ser um bom teste para a capacidade táctica e anímica da equipa. 

Sejam quais forem as motivações das equipas, seguramente será um jogo emocionante e rico. Excelentes executantes de ambos os lados, serão elas que farão o espectáculo e alegrarão as bancadas do Restelo. Que haja golos, para que a festa seja melhor.

Para que tudo seja perfeito, esperemos que as pessoas adiram e pintem as bancadas de vermelho e verde. E que o bom senso se sobreponha à rivalidade e haja palmas para todas as jogadoras envolvidas neste evento, joguem elas ou não. 

#TodosMoçambique