segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

14ª jornada da Liga BPI: CF Benfica - SC Braga

(Foto: Anabela Brito Mendes)

Disputou-se ontem (27/01/2019) a 14ª jornada da Liga BPI que teve dois encontros apetecíveis para qualquer adepto de futebol. Falo especificamente do CF Benfica - SC Braga e o Estoril - Sporting CP.

Quem se deslocou ao Estádio Francisco Lázaro, em Benfica não deu por mal empregue o tempo despendido e viu um bom jogo de futebol, com jogadas bem construídas por parte de ambas as equipas e um ritmo de jogo bem agradável. O ascendente pertenceu sempre ao SC Braga, que igual a si próprio procurou constantemente a baliza contrária. Deparou-se com uma equipa do Futebol Benfica muito personalizada, a defender coletivamente perto da perfeição e a conseguir tapar os caminhos para a sua baliza. Quando o SC Braga conseguia chegar, encontrou uma parede na baliza (que grande jogo fez a Sónia Castanheira).

As oportunidades de golo mais flagrantes, na 1ª parte, curiosamente pertenceram ao Futebol Benfica, sendo uma anulada pela Rute Costa e a outra desperdiçada à malha lateral da baliza. O SC Braga bem tentava criar perigo mas a bola teimava em não passar a linha de golo.

Na segunda metade, o cenário não mudou e o SC Braga continuava a procurar o golo de todas as formas, a jogar a toda a largura do terreno de jogo que obrigava a um esforço defensivo adicional por parte do Futebol Benfica, nunca baixou os braços, mostrou grande entreajuda entre os vários setores, uma disponibilidade física pouco comum para uma equipa que não é profissional e o enorme  potencial de crescimento da época passada para esta.

Depois de uma defesa acrobática da Rute Costa, o SC Braga manteve o pé no acelerador e continuou a procurar o golo da vitória, que surgiu nos últimos minutos quando já poucos acreditavam que seria possível face ao rigor defensivo até então apresentado pelo Futebol Benfica. O golo nasce de uma jogada de insistência do SC Braga, com uma série de ressaltos finalizada pela Vanessa Marques, num gesto técnico perfeito, à primeira vista, em posição irregular.

A equipa de arbitragem não teve dúvidas e validou (e bem) o golo do SC Braga dado que a bola vem de uma defesa do Futebol Benfica cujo alivio da bola não levou a direção desejada e ficou à mercê da Vanessa Marques que não perdoou *. 

O empate não seria um resultado injusto e um prémio merecido por todo o rigor defensivo e coletivo do Futebol Benifica (não se iluda quem pense que se limitou a defender).

Mas o SC Braga mostrou toda a sua qualidade e capacidade que o faz continuar no 1º lugar da Liga BPI invicto e só com vitórias.

Foi, efetivamente, um jogo de nervos e emocionante até ao fim.



* Sem mudar o conteúdo do post, impõe-se efetuar a correção que o golo do SC Braga é, efetivamente, alcançado em posição irregular após termos visionado, mais de uma vez, as imagens e consultado a Lei do fora de jogo, em conjunto com quem sabe desta matéria.