sexta-feira, 8 de março de 2019

Madalena Gala e Mara Vieira nos quartos da Taça


Joga-se este fim de semana os quartos de final da Taça de Portugal. Das, somente, quatro treinadoras que treinam na Liga BPI, três delas estarão em acção. Paula Pinho verá o seu Clube de Albergaria receber o União Cadima. As outras duas, Madalena Gala e Mara Vieira, irão defrontar-se num jogo já muitas vezes repetido em todas as provas: Futebol Benfica - Valadares Gaia.
No seu ano de estreia como treinadora principal, Madalena Gala tem conseguido trazer o Fofó nos lugares cimeiros. Com uma equipa onde habitam alguns pesos pesados do futebol feminino, Sílvia Brunheira, Edite Fernandes e Andreia Silva, a jovem treinadora de 26 anos não hesita em dar oportunidade a jogadoras mais jovens, como é o caso de Inês Salvador, Catarina Pereira e até de Patrícia Balão. Essa mistura faz do Fofó uma equipa que gosta de ter a bola e apresenta um bom futebol e que luta até ao fim pelos seus objectivos.
Mara Vieira regressou ao Valadares no início deste ano, depois de por lá ter estado de 2012 a 2014, tendo iniciado o projecto para o futebol feminino que ainda hoje vigora na clube de Gaia. Esse projecto foi premiado pela UEFA, com o "Best Grassroots Club 2014 - UEFA Grassroots Programme Silver Award". Isso diz bastante sobre a Mara como treinadora, com um currículo que fala por si, e  que tem como grande característica ser uma acérrima da periodização táctica do Professor Vitor Frade. Consigo ao comando o Valadares ainda não estabilizou por completo, mas espera-se que o consiga assim que as jogadoras se tornem mais identificadas com os seus métodos. E, seguramente, veremos um Valadares forte e competitivo.
Mais do que aquilo que serão as diferenças nas características de cada uma, está o facto de ambas mostrarem no seu percurso que o futebol é o seu desporto de eleição. E que não se inibem de trilhar diversos caminhos, uns mais bem sucedidos do que outros, naturalmente, para evoluírem nas suas carreiras. Portanto, tudo aquilo que o futebol feminino precisa:
- mulheres que gostam do jogo, sabem do jogo e querem estar dentro do jogo.
Cada vez há mais mulheres assim e urge que os clubes apostem nelas e que as instituições oficiais, tais como associações e a própria Federação criem um programa de apoio e suporte às mulheres no futebol. Falamos de treinadoras, mas o mesmo se deve passar para dirigentes.
Por fim, e é por isso que falamos de Madalena e Mara, o jogo.
Futebol Benfica e Valadares Gaia andam a defrontar-se desde 2013. Quase seis anos, em que já houve de tudo no campeonato nacional e duas finais ganhas para cada uma das equipas: Taça de Portugal para as de Benfica e Supertaça para as de Gaia.
O jogo de domingo será mais um jogo bem disputado, com domínio repartido e em que o Futebol Benfica terá um ligeiro favoritismo, não só por jogar em casa, mas por ter jogadoras com bastante experiência neste duelo particular, experiência essa com grande percentagem de sucesso. Mas esse favoritismo não servirá de nada, se não trabalhar muito e bem o jogo todo. A equipa do norte não vai querer deixar passar a oportunidade de chegar às meias finais.
Domingo, 14 horas, Estádio Francisco Lázaro, Madalena Gala e Mara Vieira no confronto que ninguém pode perder.