sábado, 16 de novembro de 2019

Liga BPI - jornada 7




Após uma paragem para compromissos da selecção nacional A, que empatou a um golo frente à Finlândia num jogo de enorme qualidade da nossa equipa, eis que regressa a Liga BPI. 
Já atingimos o primeiro quarto da prova e as coisas continuam revelar-se complicadas para o A-dos-Francos, sendo que mais três equipas também não estão com vida fácil. Vejamos:

C Futebol Benfica vs SL Benfica - o duelo de Benfica abre a jornada, domingo às 11 da manhã. Imperativos de transmissão trazem estes horários difíceis para as equipas que não são profissionais e que treinam sempre à noite. Como se já não bastasse a dificuldade do jogo em si, porque invariavelmente são contra uma das equipas profissionais. Nos entanto, ainda nenhuma treinador se queixou disso, numa atitude que devemos enaltecer. Todos querem ajudar ao espectáculo e aceitam as contingências como o caminho do crescimento. Para este jogo, a treinadora do Fofó não pode contar com a central Inês Salvador (expulsa na última jornada), o que acresce as dores de cabeça. Um jogo bastante duro para a equipa da casa, embora a experiência de algumas jogadoras como Sílvia, Andreia e Edite possa ajudar à manutenção de um esquema táctico que vá criando dificuldades ao poderoso Benfica. Os grandes têm passado sempre à tangente no Francisco Lázaro, mas o ataque do Benfica é de longe o mais forte que já existiu na Liga BPI e mais cedo ou mais tarde inaugurará o marcador. 

CA Ouriense vs SC Braga - o Ouriense já desperdiçou uma série de pontos (dez em seis jornadas) e ainda não jogou com nenhum dos grandes. Recebe o Braga num jogo que não ajuda nada à recuperação exibicional que tem vindo a ser adiada sucessivamente. Embora, neste jogo não haja grandes responsabilidades para a equipa da casa, já que o Braga é claramente favorito e tem, dada a sua condição de equipa profissional, obrigação de conquistar os três pontos. E não há grandes dúvidas de que o fará sem dificuldade, por ter jogadoras com muita qualidade. Um jogo que se prevê de sentido quase único. 

UR Cadima vs Sporting CP - neste seu regresso à Liga BPI o Cadima tem procurado afincadamente conquistar pontos que mais tarde lhe garantam a permanência. É o que podemos deduzir de uma equipa que tem um ataque superior a quatro dos seus adversários. Mas os pontos é que não são muitos, embora seis deles tenham sido perdidos com Benfica e Braga. Amanhã não os irá recuperar, certamente, porque o Sporting vai com objectivo definido de não ceder pontos até voltar a encontrar os seus adversários directos. Jogo portanto bastante desequilibrado e que se houvesse totobola seria um três de caras. Mas com a dificuldade também se cresce e as jogadoras do Cadima podem aproveitar jogar contra algumas das melhoras jogadoras a evoluir em Portugal crescer com isso.

GD Estoril Praia vs CS Marítimo - na jornada que antecede a deslocação a Braga, o Estoril tem de pontuar em casa frente ao Marítimo, sob pena de cair ainda mais fundo na tabela. Está difícil do Estoril arribar e a sua fraca prestação ofensiva não augura grandes facilidades para o amanhã. O Marítimo está de novo a fazer um campeonato muito interessante, tendo em Érica Costa uma marcadora que faz alguns estragos. Será um jogo bastante interessante, diria que bem jogado porque individualmente há boas jogadoras em ambas equipas, e cujo resultado apesar de tudo pode cair para as duas equipas. 

Clube de Albergaria vs AD Ovarense - a equipa da casa tem alternado entre a derrota e a vitória, sistematicamente. Por essa lógica, amanhã seria dia de perder, mas isso são só números e estatísticas. Jogando em casa e depois do resultado robusto em A-dos-Francos, a moral da equipa deverá estar em alta e a não querer ceder pontos. A Ovarense é que não deverá estar na disposição de entregar o jogo de forma ligeira, depois do que se viu frente ao Futebol Benfica. A sua jogadora Beta só ainda não marcou em um jogo e isso revela bem o espírito da equipa. Jogo que será bastante renhido e de resultado a pender para a equipa da casa, mas não muito. 

Valadares Gaia vs A-dos-Francos - o Valadares quer ganhar, para alcançar o Futebol Benfica na tabela. Não será um jogo de grande dificuldade, por aquilo que o A-dos-Francos nos mostrou até agora. Uma equipa com claras dificuldades tanto físicas como tácticas, irá ao norte tentar fazer o seu melhor, mas a equipa de Mara Vieira é claramente favorita. 

Nesta jornada teremos mais uma transmissão do Canal 11, neste caso no primeiro jogo da jornada, Futebol Benfica frente ao vizinho Benfica. De todas as transmissões tem havido sempre bons jogos, mesmo quando o desnível entre as equipas é evidente. Toda a gente quer aproveitar a montra para mostrar os seus dotes, sejam as equipas no seu todo, sejam as jogadoras individualmente ou mesmo os treinadores, apostando num jogo aberto sem e livre de amarras. É assim que se promove a modalidade e as suas intervenientes. 

#RespondeEmCampo
#DeixaJogar
#LigaBPI
#Canal11