sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Liga BPI - 10ª jornada com Sporting e Braga em luta directa



A jornada 9 não trouxe surpresas, tirando talvez os números exagerados no Braga - Valadares. A jornada 10 terá como polo concentrador de todas as atenções o Sporting - Braga, onde muito se poderá decidir, ou até ficar tudo na mesma.
Veremos.

Clube Albergaria x AD Ovarense - duelo entre vizinhos, este encontro. Em teoria o Clube de Albergaria é favorito, porque joga em casa e tem uma equipa mais experiente na Liga. Mas a irregularidade que tem demonstrado e algumas debilidades defensivas, não dão como seguro um resultado positivo. A Ovarense é uma equipa muito combativa, que vai a Albergaria para não tornar a vida fácil às da casa, como já demonstrou com a vitória conseguida em Ourém.

Sporting x Braga - o Jogo da jornada. Ambas as equipas têm muito a ganhar, mas o Sporting tem mais a perder do que o Braga. Com menos 2 pontos, está proibido de perder, sob pena de ver o título muito longe de ser conquistado. O orgulho ferido poderá, muito bem, servir de alavanca de motivação para as jogadoras leoninas. Ao Braga, empatar ou perder terá o mesmo impacto, ficando dependente do resultado em sua casa na 2ª volta, já a vitória deixará praticamente a questão do título encerrada. Embora ninguém o admita. Poderá não ser um jogo brilhante tacticamente, mas será um jogo cheio de emoção, isso é certo.

CA Ouriense x Estoril Praia - vindo de 2 derrotas seguidas, o Ouriense, que tinha começado a época com um fôlego que lhe rendeu 12 pontos em 4 jogos, vai querer repor a tranquilidade e a estabilidade pontual. Surpreendido pela Ovarense na 8ª jornada, a derrota em casa do Futebol Benfica foi tangencial e até algo imerecida. Em casa, vai fazer tudo para ganhar. Do outro lado, estará o Estoril com uma situação inversa. Não começou muito bem, mas tem vindo a crescer, com 4 vitórias nos últimos 5 jogos, sendo que tem um jogo em atraso. É uma equipa bastante mais concretizadora, tendo como uma das suas melhores marcadoras uma jogadora que já foi campeã pelo Ouriense: Mariana Coelho. Um dos jogos mais interessantes da jornada. 

Valadares Gaia x A-dos-Francos - o Valadares em casa ainda só perdeu com o Sporting. Tem um ataque bastante concretizador, só não tendo marcado em 2 jogos. A derrota pesadíssima, da jornada passada em Braga, não deverá ter consequências negativas na motivação da equipa, sendo que jogando em casa vão querer mostrar aos seus adeptos que o resultado foi um acidente de percurso. O A-dos-Francos vem de uma derrota em casa e com resultados algo irregulares. Algum desafogo que sente na tabela, assim como a Ovarense, está mais relacionado com o campeonato desastrado de Vilaverdense e Boavista, do que propriamente por estabilidade e desempenho próprios. 

Vilaverdense FC x CS Marítimo - mais um jogo difícil para o Vilaverdense, que esta época teve a equipa bastante desfalcada mercê de várias saídas. Tem sido algo penoso o caminho, não tendo ainda encontrado a fórmula para dar a volta. Pelo seu lado, o Marítimo, apesar de estreante na Liga, tem dado relativa conta de si próprio, tendo 11 pontos conquistados contra 1 da equipa da casa. Jogo descontraído, portanto, para as insulares, que poderão até fazer um bom resultado já que têm como característica ser uma equipa bastante lutadora e determinada. 

Boavista FC x C Futebol Benfica - à semelhança do Vilaverdense, também o Boavista está a fazer uma travessia no deserto por ter ficado com uma equipa bastante jovem e desfalcada. Está cada vez mais difícil inverter a queda para o abismo, e este jogo contra o Fofó não será fácil. O Futebol Benfica, com maior ou menor dificuldade, tem cumprido os seus objectivos, ainda que os 2 últimos jogos tenham sido ganhos nos últimos instantes dos jogos. Poderá denotar alguma dificuldade da equipa que já foi bicampeã nacional, e que tem 5 troféus nacionais conquistados de forma consecutiva, mas mostra também que as suas jogadoras estão imbuídas de um espírito guerreiro e de vitória, na qual acreditam até ao último fôlego. Será um jogo de vitória obrigatória. 

Estas análises e previsões têm sido bastas vezes contrariadas nos jogos, o que nos satisfaz porque significa que o futebol feminino está vivo e surpreendente. Para quem se desloca aos jogos, é um aliciante extra! 





Sem comentários:

Enviar um comentário