quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Estão de regresso os torneios de futebol feminino


Em pouco menos de mês, o futebol feminino volta a mostrar toda a sua projeção e crescimento a nível mundial. Entre 28/02 e 07/03 irão disputar-se, literalmente pelos quatro cantos do mundo, quatro torneios de seleções femininas.

A exemplo do que tem ocorrido em anos anteriores, as seleções aproveitam estes torneios para afinarem estratégias para as competições a doer (este ano será para a fase final do Campeonato do Mundo, em França).

Durante largos anos, a Algarve Cup (anteriormente designado de Mundialito de Futebol Feminino), foi o único torneio de dimensão mundial a ser disputado neste período, tendo a 1ª edição ocorrido em 1994 e celebrado as bodas de prata na edição de 2018.

Pelo Algarve, em 25 anos de torneio, pode-se dizer que passou a nata do futebol feminino mundial. Foram várias as edições em que pudemos observar pelos relvados algarvios as seleções campeã do Mundo, da Europa e dos Jogos Olímpicos espalhar momentos mágicos.

Retenho, sendo uma escolha meramente pessoal, a final disputada em 2012, que opôs o campeão Mundial em título (Japão) e o campeão Europeu (Alemanha) e cuja vitória sorriu à equipa europeia, num jogo frenético cujo resultado final foi 4-3.

Em 2008, ou seja, 14 anos após o pontapé de saída da atual Algarve Cup, surge a Cyprus Women's Cup, com o mesmo formato da "nossa" competição. Por lá também passaram selecções de enorme calibre que nos últimos anos, optaram por escolher o torneio português (Canadá e Holanda, os mais sonantes).

No ano de 2016, para celebrar a conquista do Mundial 2015 e divulgar a campanha She Believes, surge a “She Believes Cup”, que arrastou consigo do Algarve a seleção da casa (EUA), a Alemanha e a França.

O último torneio a surgir é a "Cup of Nations", a ser disputado na Austrália e que arranca este ano.

Com quatro torneios a decorrer em simultâneo vai ser possível observar em ação 18 das 24 seleções (75% do total) que se apuraram para o próximo mundial em França. Nos torneios quadrangulares, as 8 equipas participantes irão estar no Mundial. A Algarve Cup vai ter sete finalistas do Mundial, incluindo a atual campeã da Europa (Holanda) bem como a semifinalista do EURO2017 (Dinamarca, que no entanto não alcançou o apuramento para o Mundial). Em Chipre, estarão 3 finalistas. Apenas as seleções da Alemanha, França, Nigéria, Camarões, Jamaica e Chile não estão envolvidas em nenhum destes torneios.

Mas regressemos à Algarve Cup e a sua edição de 2019, Como assinalamos acima, são 7 as finalistas do Mundial 2019 a evoluir no próximo mês de fevereiro e março a sul do país, sendo que 3 seleções encontram-se no top 10 do ranking mundial.

Pessoalmente é com grande expetativa que aguardo os jogos da nossa seleção, depois do brilhante 3º lugar alcançado em 2018. Portugal irá competir no Grupo D e vai ter como opositores as selções da Suécia e da Suíca. Acredito que a seleção irá continuar mostrar a evolução consistente a que temos assistido nos últimos anos. Uma coisa é certa, quando começar a Algarve Cup já será conhecido o sorteio da fase de qualificação para o EURO2021, a disputar em Inglaterra. Para as seleções (europeias) que não vão ao Mundial, este será um período excelência para irem recolhendo informação dos possíveis adversários. Excluindo a China e o Canadá, todas as restantes equipas irão estar num dos 5 potes para o sorteio.

Será, certamente, um período de romaria ao Algarve de elementos das equipas técnicas das várias seleções para observarem in loco os seus adversários e preparem da melhor forma a grande competição de 2019 e, logo de seguida, a qualificação para 2021.

Para quem tiver disponibilidade esta será uma boa altura para tirar uns dias e aproveitar tudo que a região do Algarve nos oferece, com o bónus de poder assistir a excelentes jogos de futebol feminino não só da nossa seleção mas também das restantes participantes.

Lá nos encontraremos!

(publicado originalmente no sítio do Sindicato Jogadores).

Sem comentários:

Enviar um comentário