sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Liga BPI - o que esperar desta segunda jornada



É já no próximo domingo, pelas 15 horas, que se vai disputar a 2ª jornada da Liga BPI.
Da primeira jornada vieram duas surpresas: as vitórias, fora, de duas das três equipas promovidas à Liga BPI, o Marítimo e Ouriense.
Bom começo para animar a competição e tornar menos previsíveis os resultados em cada jornada.
Que duelos temos, então?
Marítimo - Clube de Albergaria - após a vitória fora do Marítimo e tendo o Clube de Albergaria cedido um empate em casa, e apesar da equipa da Madeira ser estreante na Liga, o favoritismo estará do seu lado. Mas só pelo efeito surpresa da vitória, que naturalmente reforça animicamente a equipa. No entanto, do outro lado está uma equipa habituada a grandes jogos e que venderá caro o resultado.
Estoril Praia - Valadares Gaia - a jogar em casa, o Estoril terá algum favoritismo. Mas o Valadares terá vontade de "vingar" a derrota do fim de semana na capital, contra o Futebol Benfica, e tem argumentos para isso, como mostrou na 2ª parte do jogo anterior.
AD Ovarense - SC Braga - início de época bastante difícil para a recém promovida Ovarense. Com armas muito diferentes do Braga, resta procurar intensificar o seu ritmo (e nada melhor para isso do que os jogos com Sporting e Braga) para de seguida "entrar" na Liga BPI de verdade. Para o Braga mais um teste à concentração e disponibilidade da equipa, já que as dificuldades serão poucas.
Futebol Benfica - Sporting - jogo de extrema dificuldade para o Fofó, mercê da valia do Sporting. Com o centro da defesa com algumas lesionadas, ainda assim, deu para ganhar ao Valadares. Mas as duas avançadas do Sporting Diana Silva e Carolina Mendes já valem, com somente uma jornada feita, três golo cada. Um teste de muita luta para a equipa da jovem Madalena Gala, que já deu um novo futebol ao Fofó. Para o Sporting será mais um jogo em que terá de conquistar os três pontos, porque a sua condição assim o exige, à semelhança do Braga, e os objectivos também. Apesar das diferenças, prevê-se um jogo bastante interessante.
Ouriense - Boavista - o Ouriense a jogar me casa é sempre uma equipa bastante difícil, porque os seus adeptos são mesmo o 12º jogador. Com a vitória, algo surpreendente, em Viva Verde, estará com a moral em alta. O Boavista, após derrota em casa, tem pela frente um jogo bastante difícil, mas no qual tentará conquistar pontos, ou a sua treinadora não fosse a Alfredina Silva, conhecida pelas equipas lutadoras mas também bastante organizadas.
A-dos-Francos - Vilaverdense - campo sempre difícil o do A-dos-Francos, e onde a o favoritismo está sempre do lado da equipa da casa, exceptuando Braga e Sporting. Após a derrota na 1ª jornada, quererão somar os primeiros pontos. Mas do lado outro lado deverão encontrar um Vilaverdense com alguma azia da derrota em casa e com vontade de mostrar que não ficaram em 4º lugar na época passada por acaso. Prevê-se um jogo bastante intenso.
Quais as surpresas que nos estarão reservadas para domingo? Estou expectante.
Acima de tudo, que seja uma jornada de saudável competição e onde o futebol feminino saia sempre dignificado.