terça-feira, 12 de março de 2019

Borges e Couto - talento ilimitado


Numa iniciativa do Museu do Sporting Clube de Portugal, foi possível ver e ouvir duas das jogadoras mais talentosas que o futebol feminino português já conheceu: Carla Couto, a jogadora do século, embaixadora do futebol feminino e actualmente a desempenhar funções no Sindicato dos Jogadores, e Ana Borges, que para além de jogadora do Sporting é internacional A e tem no seu currículo vários anos de experiência no estrangeiro, nomeadamente em Espanha, Estados Unidos e Inglaterra.
Percorrendo algumas salas do Museu, ambas deram a conhecer as diferentes realidades que separam estas duas gerações. A Carla Couto começou a jogar futebol um ano após a Ana Borges ter nascido. 
Apesar disso, ainda coincidiram na selecção nacional, muito por força da longevidade da carreira da Carla.
Esta iniciativa teve o condão de ouvir História pela boca das protagonistas. As dificuldades, os sucessos, as transferências, a paixão pelo jogo. Houve gente interessada que fez perguntas e tudo decorreu de forma bastante agradável e descontraída, mas sempre com grande sentido do dever. E, ali, o dever era o de serem promotoras do futebol feminino, mais do que contar a sua própria história - coisa que ambas fizeram muito bem.
Estas actividades são altamente recomendáveis, para que toda a gente saiba quem são as nossas protagonistas, mas também quem são as que fizeram o passado. Para que as jovens jogadoras possam admirar não só os craques, mas principalmente as craques.
E, no fundo, nem sequer são actividades que exijam uma grande logística e podem ser feitas em todos os clubes.