sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Liga BPI - ficará o SC Braga isolado na tabela?




À quarta jornada surgiu a primeira grande surpresa desta Liga: o empate do Sporting em casa do Marítimo. Um golo fortuito, arrancado com alguma ajuda do campo molhado (um livre do meio campo que faz a bola bater no chão à entrada da pequena área), penalizou um Sporting incapaz de fazer mais do que um golo. Dificuldades acrescidas num campo encharcado, um dos grandes problemas dos sintéticos.
De resto, todos os outros resultados foram o que se esperava, exceptuando talvez a goleada infligida pela Ovarense ao Vilaverdense. Um início de época desastroso para a equipa do norte.
Para a jornada que se segue, a quinta, alguns duelos interessantes. A saber:
 

AD Ovarense - C Futebol Benfica - em quatro jogos três pontos conseguidos pela Ovarense, depois de já ter defrontado Sporting e Braga, e logo com uma goleada. O que esperar desta equipa recém-promovida? Muita garra e determinação, supõe-se, e alguma confiança para querer vencer frente aos seus adeptos, à semelhança da jornada passada. O Futebol Benfica tem cumprido com os seus objectivos de vencer os jogos do "seu" campeonato. Com um início fulgurante frente ao A-dos-Francos, que lhes rendeu três golos em vinte minutos, se conseguirem ter essa entrada poderão muito bem sair de Ovar com os três pontos. Mas poderá ser, à excepção de Braga e Sporting, o adversário mais difícil até à data.

SC Braga - CS Marítimo - a equipa de Braga só sabe marcar três ou mais golos, por jogo. Uma avalanche ofensiva, que a jogar em casa e no seu campo de relva natural, provoca sérios estragos às defensas contrárias. Prevê-se mais um jogo de sentido único. O Marítimo, apesar de confiante e satisfeito pelo ponto roubado ao Sporting, não deverá ter a mesma sorte neste domingo. Para além das diferenças conhecidas, jogar no 1º de Maio com as medidas máximas e com relva natural acresce dificuldades à generalidade das equipas. E esta não será excepção. O que não desmerece em nada o trajecto do Marítimo que está a ser muíssimo bom para um estreante na Liga.

Sporting CP - CA Ouriense - o duelo do terceiro contra o segundo e, neste caso, o terceiro é o Sporting. Uma escorregadela na Madeira, onde encontrou um campo de difíceis condições para a boa prática do seu futebol, deixa-o a ter que vencer o Ouriense para subir a um lugar mais coincidente com a sua condição de favorito. Do outro lado terá um Ouriense super motivado, com um registo de golos muito interessante, 9-3, e que irá à Academia vender caro o resultado. De todo o modo, o Sporting será sempre favorito e obrigado a ganhar. Mas dentro das quatro linhas e durante os noventa minutos é que a coisa se realiza.

Vilaverdense FC - Clube de Albergaria - um Vilaverdense desesperado por pontos, devido a um início de época com muitas dificuldades: um ponto em cinco jogos, sendo que não defrontou ainda Braga e Sporting. Em sua defesa tem o facto de ter perdido oito jogadoras. Mas precisa rapidamente de dar um safanão à crise de pontos, sob pena de ficar cada vez mais difícil. O Clube de Albergaria também não está a ter um início de época brilhante. Já perdeu sete pontos, sendo que cinco foram em casa. Tem tido um registo algo inconstante, mas poderá a todo o momento surpreender porque tem reforços bastante interessantes, que ainda não "reforçaram" a equipa em jogo jogado.

GD A-dos-Francos - GD Estoril Praia - com um registo cem por cento vitorioso em casa, e marcando seis golos, o A-dos-Francos como que pretende dizer que não há dúvidas sobre quem manda ali. Frente a um Estoril que só tem um ponto, embora já esteja livre de Braga e Sporting, a tendência para vencer será grande. O Estoril poderá tentar forçar o jogo para o empate e seria já um bom resultado. Embora conte com uma avançada bastante experiente e que poderá em qualquer momento fazer um golo de antologia, de seu nome Mariana Coelho.

Valadares Gaia - Boavista FC - em oitavo lugar, o Valadares não está numa posição simpática, mas tem um jogo a menos. Embora os três pontos sejam 'provisórios', poderão tornar-se reais e é premente que pontue. Em casa é sempre favorito. O Boavista não tem tido grande desempenho, muito mercê da quantidade de jogadoras que viu sair no final da época passada. Já saiu da zona crítica, mas tem somente um ponto. Talvez o jogo em Valadares não seja o ideal para a retoma, mas precisam rapidamente de sacudir a inércia. Embora, tal como já disse anteriormente, a história do Boavista é uma história de luta e sacrifício e no fim a recompensa.
 
Espera-se uma jornada bem disputada e que, à semelhança das quatro anteriores, haja golos em todos os jogos.