segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Taça da Liga - a nova bebé do futebol feminino

Raquel Infante, Ana Borges, Edite Fernandes e Vanessa Marques
Foto: FPF

Luis Andrade (Benfica), Susana Cova (Sporting),
Madalena Gala (Futebol Benfica) e Miguel Santos  (Braga)
Foto: FPF

Foi apresentada hoje, com alguma pompa e bastante circunstância, a nova competição para o futebol feminino português.
Chama-se "Taça da Liga" e vai opor os quatro primeiros classificados da Liga BPI ao final da 1ª volta. 
Benfica, Sporting, Braga e Futebol Benfica irão jogar entre si, a uma mão. Os dois primeiros disputarão a final, prevista para 22 de Março em campo ainda a definir.
Para a apresentação, estiveram presentes os treinadores das quatro equipas e uma jogadora por equipa. 
Da parte dos treinadores, foi unânime o sentimento de que todos têm a ganhar com este tipo de provas, que opõem os melhores aos melhores. 
As jogadoras realçaram a importância de se igualar as competições com outros países, sendo que Edite Fernandes foi a única que referiu que o objectivo do início de época era ficar nos quatro primeiros lugares para disputar esta prova. Um discurso que passa muito pela condição de outsider do Futebol Benfica.
Estiveram ainda presentes algumas figuras do desporto nacional, do entretenimento e até uma deputada, Isaura Morais, ex-presidente da câmara de Rio Maior. Um concelho com o qual a FPF tem bastante ligação, mercê do seu Centro de Alto Rendimento, onde várias selecções femininas já estagiaram. 
Este tipo de eventos é importante para promover uma imagem de sã convivência entre os clubes, apesar da rivalidade em campo. Os intervenientes têm um papel decisivo, para que tenhamos cada vez mais espectadores com esse espírito.
No que diz respeito às jogadoras, é sempre mais fácil. 
Senão vejamos: as quatro são internacionais, e apesar da Edite já não representar a selecção, ainda jogou com as outras três. Foi ainda colega de equipa da Ana Borges e da Vanessa. Portanto, tudo muito simples para a boa promoção da modalidade.
O arranque, que é o que mais interessa de facto, acontece já este domingo, dia 12, com o seguinte calendário:
- Futebol Benfica x Braga às 13,15
- Benfica x Sporting às 15,15
Os jogos terão transmissão no Canal 11, mas quem estiver por Lisboa não deverá perder a oportunidade de ver ambos ao vivo. Com alguma ginástica e perdendo alguns minutos de um dos jogos, é exequível. 
E imperdível, a meu ver.


#TaçaDaLigaFeminina
#RespondeEmCampo
#DeixaJogar
#Canal11