sexta-feira, 12 de abril de 2019

Liga BPI - o regresso quase um mês depois




Após quase um mês de paragem, por causa da Taça de Portugal e trabalhos da selecção nacional sub/19 e A, aguarda-se com alguma expectativa o regresso da Liga BPI.
Como se irão apresentar as equipas, após este interregno? Mais descansadas? Menos competitivas? Com jogadoras recuperadas? O resultado só saberemos no final da jornada, mas entretanto vejamos que confrontos temos:

Braga vs Clube Albergaria - o Braga desde a jornada 15 que está com maior pressão de ganhar, sob pena de receber o Sporting, daqui a dois jogos, em igualdade pontual. Não que a equipa tenha dificuldade em lidar com a pressão, mas ambas equipas se equivalem ao nível de talentos e o Sporting pode muito bem ir ganhar a Braga. Portanto, será um jogo difícil para o Clube Albergaria, que está tranquilo no quarto lugar, e terá de saber aguentar o caudal ofensivo que as minhotas sempre procuram imprimir ao seu jogo. 

Ovarense vs Ouriense - a Ovarense não pode distrair-se porque tem o Vilaverdense a três pontos. E a troca de posição pode implicar o desconforto de cair nos lugares da descida. O Ouriense tendo começado o campeonato muito bem, tem revelado alguma irregularidade nesta segunda volta. Será um jogo de taco a taco e a necessidade de pontuar da equipa da casa poderá trazer grandes dificuldades ao Ouriense.

Futebol Benfica vs Marítimo - o Fofó tem-se aguentado muito bem no terceiro lugar, onde se instalou à nona jornada, e nem a ausência por lesão de Edite Fernandes abalou a posição. Nem sempre com prestações regulares, mas o trabalho da Madalena Gala no seu ano de estreia como principal tem sido bastante positivo, algumas vezes até muitíssimo bom. O Marítimo está a fazer um campeonato incrível, com uma atitude sempre muito aguerrida na busca dos seus objectivos e o sexto lugar é um excelente prémio. É uma equipa que joga sempre para marcar golos e só em três jogos ficou a zeros. Irá, certamente, dificultar a vida ao experiente Futebol Benfica.

Vilaverdense vs Estoril Praia - não tem sido um campeonato fácil para o Vilaverdense, mas nos últimos jogos alguns pontos ganhos e outros perdidos pela equipa que vai acima, deixaram em aberto como vai ser a sua classificação no final. Certo que terá de vencer para continuar a sonhar, mas a equipa do Estoril tem um ataque demolidor e não tornará fácil a tarefa. Para o Estoril há também a esperança de conseguir subir um lugar na tabela, se vencer o Clube Albergaria perder. Mas a corda no pescoço está em Vila Verde, naturalmente.

A-dos-Francos vs Boavista - capaz de vencer fora e perder em casa, com equipas de igual valia, o A-dos-Francos não tem um perfil muito regular. No entanto, atendendo ao campeonato que o Boavista está a fazer, crê-se que a vitória da equipa da casa será o desfecho mais natural. Um ano difícil para o Boavista, o clube mais histórico do futebol feminino em Portugal. Deseja-se que este 'tropeção' sirva para os responsáveis olharem para a modalidade e lhe darem o apoio que ela precisa e merece. 

Sporting vs Valadares - o Sporting desta época está longe daquele que encantou toda a gente há três anos. Parece uma equipa cansada, física e psicologicamente. Não terá um jogo fácil frente ao Valadares, mas a sua obrigação é vencer. Digo isto desde o início, seja para o Sporting, seja para o Braga. Duas equipas profissionais têm mais do que obrigação para se imporem frente às restantes equipas da Liga BPI. Essa pujança não tem sido notória e algumas vezes a vitória é por margem mínima. Mas a redução da desvantagem para três pontos em relação ao Braga, deve servir para uma motivação extra. No entanto, nem tudo se consegue só com motivação. A parte técnica e táctica é demasiado importante. E, nesse aspecto, o Sporting tem-se revelado previsível e triste. O Valadares está tranquilo na classificação e este jogo será um bom espaço para crescerem e se prepararem para o jogo da meia-final da Taça no próximo fim de semana. Portanto, nada a perder, antes sim mostrar um bom futebol. 

Esperemos que depois daquela enchente no Estádio do Restelo mais pessoas se habituem a ir ver jogos de futebol feminino. São sempre uma agradável surpresa.