domingo, 8 de setembro de 2019

Supertaça 2019: Braga e Benfica na disputa

imagem: FPF ©️

Começa hoje, oficialmente, o calendário competitivo do futebol feminino 2019/2020. 
As épocas iniciam-se com a Supertaça, prova que opõe o vencedor da Liga ao da Taça de Portugal.
Mercê da construção de uma super equipa, o Benfica apesar de ter estado no Campeonato de Promoção, conseguiu chegar à final da Taça de Portugal e vencê-la. Para isso derrotou copiosamente o Braga, no jogo da 2ª mão das meias finais na casa do adversário, ficando com o caminho facilitado para a vitória final, frente a um Valadares muito esforçado mas insuficiente para uma equipa que é profissional e treina todos os dias com melhores condições. 
O jogo de hoje, para além deste pequeno grande pormenor de dar a possibilidade ao Braga de tentar corrigir a imagem deixada naquela 2ª mão, é disputado com um Benfica já reforçado e de pleno direito na Liga maior de Portugal. 
Será um jogo que, agora mais ainda, poderá pender para qualquer um dos emblemas. 
Poderá dizer-se que o Braga está mais rodado e com outro ritmo, mercê da participação vitoriosa na fase de grupos da UWCL, e isso poderá de facto dar alguma vantagem, já que o Benfica fez uma pré-época com adversários mais fracos. Nos entanto, a chamada de seis jogadoras à selecção A para a viagem aos EUA, com a chegada a ocorrer um dia depois da data FIFA, já quinta-feira, pode trazer alguns constrangimentos ao desempenho da equipa, que terão que lidar também com o jet lag. 
No entanto, nada disto terá importância quando o apito da árbitra soar e a bola começar a rolar. 
Na mente de todas as jogadoras, do Braga e do Benfica, estará só um pensamento: vencer. Se para isso tiver que haver mais sacrifício, acredito que nenhuma se negará a esse esforço. 
O jogo será realizado em Tondela e pela primeira vez terá entradas pagas, a um preço simbólico de um euro, e a receita reverterá para obras de carácter social da região. Uma boa política para os jogos do futebol feminino.
Para quem não possa ir ao estádio, pode acompanhar no Canal 11 a partir das 18h45m. 
Que seja um grande início de época, um grande jogo de futebol e uma festa cheia de fair play nas bancadas do estádio, já que dentro de campo no feminino isso é mais habitual. 

#RespondeEmCampo
#DeixaJogar
#WePlayStrong