segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Sporting CP 0 - 2 SC Braga: o título está (quase) entregue



Como antecipámos, o Braga não se iria fazer rogado se tivesse a oportunidade de sair de Alcochete com os 3 pontos na bagagem.

Dizer que assistimos a um grande espetáculo de futebol não corresponde à verdade mas foi seguramente o mais disputado e renhido dos últimos tempos, onde o Braga foi muito mais eficaz que o Sporting. O Sporting fez muito pouco para quem tinha obrigatoriamente de ganhar para se manter na luta pela conquista da Liga BPI.

O Braga apresentou-se como uma equipa mais esclarecida e a vantagem pontual permitiu-lhe encarar o jogo de forma muito mais serena. E aproveitou de forma exemplar as ofertas dadas pelas centrais do Sporting. Mas, não se pense que o Sporting perdeu por demérito seu. De todo, o Sporting perdeu, pela primeira vez para a Liga, por mérito do Braga, que trouxe a lição bem estudada e sabia perfeitamente quais as peças que tinha que anular da equipa adversária. A organização e a lição que o Miguel Santos  passou às suas jogadoras, elas executaram-na na perfeição. Foram sempre mais dinâmicas, afoitas, lutadoras e com sentido na baliza adversaria. E nos duelos individuais, se não levaram a melhor todos, andou lá perto.

Há, claramente, falta de alegria e motivação na equipa leonina. Foram poucas as jogadoras que nunca viraram a cara à luta e remaram contra o jogo que o Braga tinha planeado e colocou em campo. O valor individual das jogadoras do Sporting não pode só produzir o que se viu no jogo de ontem.

O jogo valeu, especialmente, pelos primeiros 45 minutos. A etapa complementar trouxe um Braga consciente que tinha tudo para manter o resultado a seu favor e o jogo tornou-se mais quezilento, com muitas paragens que em nada favorecem quem tem que recuperar da desvantagem de 2 golos. O Sporting deixou-se enrolar na teia montada pelo Braga e não concretizando as (poucas) oportunidades que criou, só se pode "culpar" a si próprio de deixar fugir a única oportunidade que tinha para continuar a depender de si próprio.

Objetivamente, algo vai mal no reino do leão.

Mas isso pouco importa ao Braga, que mostrou ao que vinha e deu um passo de gigante para conquistar a sua primeira Liga.