sábado, 7 de dezembro de 2019

Liga BPI - jornada 10



Entramos para a penúltima jornada, com apenas dois jogos de resultados incertos: o Cadima - Futebol Benfica e o Marítimo - C. Albergaria. A jornada realiza-se sábado, por causa do estágio da selecção nacional, embora dois dos seis jogos se disputem no domingo. Há nesta época um motivo acrescido para que o quarto lugar seja bastante disputado, até ao final da primeira volta: a Taça da Liga. Os quatro primeiros classificados são os felizes contemplados. E ainda só há certezas de três equipas. 
Vamos ver o que poderá acontecer nesta jornada:

AD Ovarense vs SC Braga - jogo desequilibrado, em que a equipa da casa irá marcar passo na sua corrida pela manutenção. À sétima jornada conseguiu fugir do penúltimo lugar, mas a diferença de um ponto para o Cadima não dá sossego. Por seu lado o Braga irá ter um jogo tranquilo, onde não abdicará das suas melhores jogadoras porque precisa de manter a distância para o Benfica, com quem irá medir forças na última jornada desta primeira volta. Ou seja, somente os números do resultado são uma incógnita. Este jogo será ao meio dia, por causa da transmissão no Canal 11.

UR Cadima vs C Futebol Benfica - o Cadima continua numa situação difícil e da qual não será fácil sair. Alguma vantagem em jogar em casa, mas não muita. O Futebol Benfica precisa de vencer para continuar com o quarto lugar seguro e tem equipa para isso. Mas será um jogo em que terá de se esforçar bastante para não ter surpresas, porque a equipa da casa também tem o mesmo objectivo. E se a tabela classificativa mostra uma grande distância entre as duas equipas, sabe-se que no campo às vezes isso não é assim tão notório.

SL Benfica vs CA Ouriense - o ataque do Benfica tem três jogadores nas dez melhores marcadoras e esse trio vale, até agora, trinta e seis golos! Isto para dizer que é praticamente impossível haver um jogo em que o Benfica não marque. E que o Ouriense irá ter uma vida muito difícil. Agora que tinha conseguido chegar ao quinto lugar, depois de algumas oscilações, tem uma dupla jornada em que será muito difícil pontuar: frente a Benfica e Sporting. O Benfica não vai facilitar nada porque a seguir vai a Braga num jogo que poderá relançar o campeonato ou reforçar a sua liderança. 

Sporting CP vs Valadares Gaia - o Sporting não deverá repetir o jogo do fim de semana passado, em que teve algumas dificuldades na concretização, frente ao Albergaria. Com Carolina Mendes a marcar há cinco jogos consecutivos, no último jogo saltou do banco para marcar o golo da vitória, prevê-se que seja uma ameaça à baliza do Valadares. A equipa de Gaia não terá muitas hipóteses de contrariar o favoritismo caseiro. Alguma organização poderá adiar durante algum tempo o domínio e concretização do Sporting, mas mais cedo ou mais tarde o golo para as leoas vai aparecer. 

Estoril Praia vs A-dos Francos - um jogo em que o Estoril é francamente favorito. No jogo passado foi a Filipa Rodrigues, central e capitã estorilista, que salvou a honra do convento. A equipa da linha tem alguma dificuldade em fazer golos e também a isso se deve a sua classificação. O A-dos-Francos tarda em mostrar alguns sinais de recuperação e a cada jornada que passa isso faz com que o caminho da descida seja mais evidente. 

CS Marítimo vs Clube de Albergaria - talvez seja o jogo mais interessante da jornada. Alguma vantagem por jogar em casa, para o Marítimo. Ambas equipas vêm de derrotas, embora a do visitante tenha sido por margem mínima e frente a um candidato ao título. Será bastante renhido e o resultado bastante imprevisível. 

Até agora ainda não houve nenhuma jornada que tivesse um resultado sem golos. Isto diz bem da postura das equipas e é sempre um atractivo para quem se desloca aos campos. 
Saudemos as jogadoras e respectivas equipas técnicas que tornam isso possível!

#RespondeEmCampo
#DeixaJogar
#LigaBPI
#Canal11