sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Liga BPI - a caminho do último terço da prova



A jornada passada trouxe Braga e Sporting a ganharem pela margem mínima e a manterem a distância de 5 pontos entre ambas, um Ouriense a ganhar posições e o Valadares em queda e um Vilaverdense a tentar salvar-se da despromoção com uma vitória em casa do Boavista. Mudanças de treinadores e reforços de jogadoras, nada disso resultou nesta jornada 14. 
Este fim de semana entramos no último terço da Liga. Vejamos quais os confrontos e o que esperar deles:

Sporting vs Marítimo - o jogo da primeira volta deu empate, num jogo disputado em campo encharcado que beneficiou a equipa que não tinha obrigação de assumir o jogo, ou seja, o Marítimo. Esse empate poderá ser fatal para o objectivo do Sporting de revalidar o título, daí acreditar-se que neste jogo terá uma postura claramente dominante e objectiva na busca dos três pontos. Do Marítimo espera-se a atitude habitual: muita entrega, bom futebol e à espreita de uma oportunidade para ser feliz. 

Clube de Albergaria vs Boavista - um jogo onde claramente a equipa da casa é favorita. Uma equipa muito calculista que não faz grandes brilharetes, mas mantém-se na rota traçada desde o início: conquistar o melhor lugar possível. E neste momento está a três pontos do terceiro lugar. O Boavista, segundo consta, reforçou-se com umas jogadoras brasileiras, mas o resultado não foi o melhor na jornada passada. Nesta terá tarefa muito difícil, novamente.

Vilaverdense vs Ovarense - depois da vitória em casa do Boavista, para poder sonhar de novo com a manutenção, o Vilaverdense terá de ir vencer a Ovarense. Tarefa que talvez não seja fácil, visto que a Ovarense é tida como uma equipa que, apesar de não ter muitos pontos, é um extremamente agressiva na luta pela bola e quererá mostrar o seu melhor ao novo treinador. Jogo difícil de antever o desfecho. 

Braga vs Estoril Praia - depois de no último jogo ter tido que suar as estopinhas para levar a vitória, frente a um Fofó que manteve o jogo em aberto até ao apito final, agora em casa quererá fazer um jogo mais tranquilo. Para isso, e visto que o Estoril tem crescido imenso ao longo das jornadas, tendo dificultado a vida ao Sporting no jogo anterior, o Braga terá de colocar em prática todas as suas qualidades. Num campo de dimensões máximas, será difícil travar esta equipa que tem como objectivo ser campeã e tudo tem feito para isso: desde a competência até à entrega. 

A-dos-Francos vs Futebol Benfica - jogo bastante difícil para ambas as equipas. Para a equipa da casa porque o Futebol Benfica tem uma equipa que sabe muito bem o que quer e tem um misto de jogadoras experientes com alguma juventude cheia de qualidade e irreverência. Essa mistura tem dado muito bons resultados. Por outro lado, jogar no campo Luís Duarte não é fácil e o Fofó nem sempre teve boas recordações desse jogo. O A-dos-Francos está tranquilo na tabela e irá fazer o seu jogo sem pressão, o que lhe dará outros argumentos. 

Valadares Gaia vs Ouriense - o jogo da jornada. O Valadares vem de uma derrota em casa do Marítimo por números concludentes, no regresso de Mara Vieira ao banco das gaienses. O oitavo lugar que ocupa não deveria, de todo, estar nos planos da equipa no início da época. Terá pela frente um Ouriense que também não quererá ceder, visto estar a dois pontos do terceiro lugar. Um jogo que será bastante intenso e se decidirá no erro, mais do que no talento. 

Bons jogos para todas as equipas e para quem se desloque aos campos, para ver evoluir o melhor do nosso futebol feminino. E o menos possível de erros de arbitragem que possam influenciar os resultados finais.