sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Liga BPI - que surpresas para esta jornada?


Após um fim de semana de interregno, por via dos compromissos da selecção A com a Ucrânia, eis que voltamos a nova jornada - a 14ª. 
Duas notas para a jornada passada: a vitória do Estoril em casa do Valadares por 3-6, vingando o resultado da 1ª volta em que tinha perdido por 3-8; e, ao fim de 13 jornadas, 78 jogos disputados, surge um jogo em que não existiram golos - aconteceu no Clube de Albergaria - CS Marítimo.
Para esta jornada, vejamos o que nos espera, sendo de realçar que há 2 equipas que mudaram de treinador. Sérgio Barreto substitui Paulo Campino na Ovarense, depois de ter estado no Valadares a época passada, e Mara Vieira substitui André Filipe no Valadares, regressando a um projecto que bem conhece. 

CS Marítimo vs Valadares Gaia - o Marítimo já demonstrou que apesar de estar a fazer um campeonato tranquilo, este se deve ao empenho e crença das suas jogadoras. Seja em casa ou fora, são uma equipa que luta até ao fim pelo resultado, sendo que em casa tendo o apoio dos seus adeptos, a motivação é maior. O Valadares em 2 jogos desceu três lugares, de 4º para 7º, tendo na última jornada sido copiosamente derrotado pelo Estoril. Não será alheio a isso a alteração da equipa técnica. Agora com Mara Vieira, certamente que o ensejo será reverter a situação, mas este não será o jogo mais fácil para isso, pelos motivos referidos em relação à prestação do Marítimo nesta Liga BPI.

Boavista FC vs Vilaverdense FC - os últimos a encontrarem-se para carpir mágoas. O único ponto conquistado foi no jogo da primeira volta. Se analisarmos o goal average de cada equipa, podemos dizer que o Boavista tem mais de tudo: mais golos marcados, mas também mais golos sofridos. De todo o modo, será certamente um jogo com duas equipas cujas jogadoras irão dignificar o futebol feminino, através de uma entrega inexcedível. Um ano de longa e dolorosa aprendizagem para ambas equipas. 

Estoril Praia - Sporting CP - o Estoril tem feito um percurso de ascensão e é caracterizado por ser uma equipa de caudal ofensivo bastante concretizador. No momento em que recebe o Sporting, tem o mesmo número de golos marcados que a equipa leonina. No entanto, o Sporting será claramente favorito para este jogo, por ser essa a obrigação da equipa. O investimento e a diferença de condições proporcionadas confere-lhe essa carga, que nenhuma jogadora desdenharia experimentar. Poderá ser um jogo bastante interessante de seguir, já que as estorilistas estarão bastante motivadas em igualar o empate a zeros da época passada.   

Futebol Benfica vs SC Braga - jogo com todos os ingredientes para atrair público ao Francisco Lázaro. O Futebol Benfica tem tido um trajecto bastante aceitável, num terceiro lugar conquistado a pulso, e que contou recentemente com um reforço que conhece bem os cantos à casa: Catarina Realista. Sem Edite, a braços com uma recuperação a uma intervenção cirúrgica, tem sido uma equipa que se tem aguentado bem fisicamente, reflexo disso foi que acabou o jogo frente ao Sporting em alta. Veremos como irá reagir frente à avalanche ofensiva do Braga, que é uma máquina de destruir defesas. Braga este que tem tido uma postura irrepreensível frente a todos os adversários e caminha a passos largos para o seu primeiro título nacional. Surpresas acontecem, mas esta equipa, pelo que vimos até agora, tomou o antídoto para esse mal. 

AD Ovarense - GD A-dos-Francos - a Ovarense ainda só conseguiu pontuar em casa frente a Boavista e Vilaverdense. E tem uma vitória inesperada no Ouriense, o que lhe permite ter 8 pontos de avanço em relação aos últimos. Com treinador novo e aquela garra que é característica da equipa vareira, veremos como conseguirá impor-se frente ao A-dos-Francos. Na primeira volta, o A-dos-Francos conseguiu uma vitória tranquila em casa por 3-0. A classificação poderá dar-lhe alguma vantagem, mas será um jogo muito difícil. 

CA Ouriense - Clube Albergaria - prevê-se um jogo bastante intenso no campo da Caridade, que é tradicionalmente difícil para os adversários. Com um ponto a separá-las, o Ouriense é mais forte ofensivamente, mas o Clube de Albergaria é uma equipa muito habituada a defender bem neste tipo de encontros. Para ambas equipas é uma oportunidade de se chegarem mais perto do 3º lugar, caso Estoril e Futebol Benfica percam frente e a Sporting e Braga. 

Esperemos que todas estas equipas consigam ter público que premeie todo o seu empenho e dedicação.