sábado, 4 de maio de 2019

Liga BPI - Braga e Sporting no jogo do título


Quase a terminar, a Liga BPI “guardou” para a penúltima jornada a discussão do título, depois das descidas e permanências terem ficado decididas na última jornada. Os restantes jogos serão feitos em velocidade de cruzeiro.

Ovarense vs Clube de Albergaria - a Ovarense atingiu a tranquilidade na jornada passada, por via da derrota do Vilaverdense. Irá receber um Clube de Albergaria que está em quinto e quererá manter esse lugar a todos os títulos honroso. 

Braga vs Sporting - o jogo que irá concentrar todas as atenções e que ditará o novo campeão nacional, apesar de ainda faltar uma jornada. Braga tem vantagem acrescida, não só porque tem mais três pontos, mas também porque venceu por 0-2 o primeiro confronto. A derrota frente ao Benfica para a Taça de Portugal deixou o Braga em alerta máximo, não se esperando quaisquer facilidades concedidas. O Sporting tem noventa minutos para salvar a época, sendo que a salvação se cifra numa vitória por uma diferença de três golos. Será preciso uma exibição perfeita, sem mácula e ainda poderá não ser o suficiente. Mas espera-se que seja um jogo de luta permanente, muita tensão e talvez nem sempre de muita qualidade. 

Futebol Benfica vs Boavista - um Futebol Benfica tranquilo no seu terceiro lugar, tendo mantido uma regularidade pontual impressionante, em que desponta o excelente trabalho da jovem treinadora Madalena Gala. Recebendo um Boavista já despromovido, irá procurar manter a tónica vitoriosa. Para o Boavista será um jogo de cumprir calendário, procurando adiar o golo do Fofó e espreitando  a possibilidade de marcar.

Estoril Praia vs Ouriense - duas equipas com percursos díspares na Liga BPI. O Estoril começando menos bem, tendo recuperado posições com o decorrer da prova. E o Ouriense no sentido inverso, começando de forma fulgurante, mas perdendo o fôlego e sendo bastante inconstante nos resultados. Tudo está decidido para ambas as equipas, mas o Estoril deverá querer manter o terceiro lugar, logo jogará para vencer. Veremos como se portará o Ouriense frente a uma equipa com um ataque bastante eficaz.

Marítimo vs Vilaverdense - um dos estreantes da prova, o Marítimo tem tido um desempenho muitíssimo bom, estando em sexto lugar, superando todas as expectativas. Já não conseguirá subir de posição, mas tem ainda dois jogos para fazer o maior número de pontos possível. Frente a um Vilaverdense com o destino da descida já traçado, a vitória da equipa da casa parece bastante provável.

A-dos-Francos vs Valadares Gaia - entre duas equipas cujos resultados são sempre imprevisíveis, qualquer coisa pode acontecer. O Valadares já só deve estar a pensar na Taça de Portugal e ainda tem dois jogos para afinar estratégias. O A-dos-Francos está tranquilo e pode muito bem surpreender a equipa de Gaia.

Num jogo de extrema importância para a decisão do vencedor da Liga BPI, desejamos que a equipa de arbitragem tenha o maior sucesso. O futebol feminino não precisa das polémicas sobre a arbitragem que tem o futebol masculino.