quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Benfica x Sporting - importante dar o exemplo


O derby do próximo sábado a contar para a 4ª jornada da Liga BPI, entre Benfica e Sporting, na verdade começou uma semana antes com a Liga de Juniores.
Um jogo verdadeiramente incrível, cheio de futebol bem jogado e jogadoras com talento a rodos, onde só faltaram os golos. Mas ninguém se iluda que o empate a zero foi sinónimo de jogo entediante. Uma das características do futebol feminino é que ninguém joga para empatar e mesmo quando não há golos, a emoção prevalece.
Se o jogo de sábado for tão aberto e tão bem jogado como o das juniores, teremos certamente meio Portugal rendido ao futebol feminino.
As bancadas estavam bem preenchidas e o comportamento do público foi exemplar - cânticos de cada lado, palmas, mãos na cabeça, oh e ahs de cada vez que se falhava a baliza.
- Um verdadeiro exemplo de como ver futebol contra o maior rival, dignificando o desporto e as jogadoras. -
A ajudar a que esse exemplo fosse uma coisa prática, estiveram as jogadoras de ambos clubes dos escalões inferiores ou/e até algumas que não foram convocadas.
Muitas já foram colegas de equipa tanto em clubes como nas selecções e mantêm relações de amizade que não se conspurcam com as clubites doentias.
É essa imagem de camaradagem, de luta por um ideal que acaba por ser semelhante - a visibilidade e o atingir o topo - que é importante passar para o futebol.
Benfica e Sporting têm responsabilidades acrescidas na promoção do desporto.
E se já perderam a mão no masculino, por culpa própria e das circunstâncias, ao menos que o futebol feminino sirva para voltarmos a agir como pessoas civilizadas quando estamos nas bancadas de um campo de futebol.
O derby de sábado será jogado no Estádio da Luz, depois do Sporting já ter feito dois jogos no seu estádio principal e o Braga ter jogado a Champions na Pedreira.
É assim que se valoriza o futebol feminino - sempre que possível dar-lhe as melhores condições para se mostrarem ao mundo - sim, o futebol feminino está com os holofotes do mundo virados para si e quando se decidem fazer jogos nestes palcos, toda a gente fala disso.
Para além da possibilidade de se bater o record de presenças num jogo em Portugal - que aconteceu no jogo por Moçambique - o que seria uma coisa fantástica, a juntar a isso se o comportamento do público for semelhante ao desse jogo será maravilhoso.
E começaremos sim, a fazer história!
Pelo exemplo!