sábado, 4 de janeiro de 2020

Liga BPI - Começo de ano e começo de 2ª volta



A 2ª volta da Liga BPI começa com alguns números que indicam a equipa do Benfica como favorita à conquista do título: líder só com vitórias, vantagem clara sobre os adversários directos, um ataque fortíssimo, uma defesa quase imaculada, será uma grande surpresa se não chegar para conquistar o título - para não dizer, uma enorme incompetência. Mas ainda agora vai começar a outra metade da Liga e o Benfica acaba de se desfazer de um dos seus trunfos, Geyse Ferreira, que foi fundamental para que saíssem de Braga com a vitória. 
A jornada deste fim de semana, a 12ª jornada, começa aos pedaços: 4 jogos amanhã e os restantes só dia 11 e 26 de janeiro. 
As atenções estão viradas para o Braga x Sporting, com honras de transmissão no Canal 11, às 12h15m. 
Vejamos, então, quais os confrontos:

SC Braga vs Sporting CP - um jogo em que nenhuma das equipas "pode" perder, no caminho para o título. O Braga porque já está suficientemente atrasado (8 pontos do líder) e o Sporting porque ainda depende só de si próprio - embora a derrota por 3 golos torne a tarefa mais difícil. As minhotas têm-se revelado uma equipa cansada e algo triste, longe da pujança que tiveram mesmo em épocas em que nada ganharam. Arrisco-me a dizer que a relação treinador/jogadoras já conheceu melhores dias. E isso no feminino é quase fatal. No entanto, a qualidade das jogadoras é suficiente para disputar o jogo com o Sporting olhos nos olhos e vencerem - Dolores Silva e Vanessa Marques podem a qualquer momento "inventar" um lance que determine o resultado. São equipas muito semelhantes qualitativamente, mas qualquer delas se poderá superiorizar à outra. O Sporting vai a Braga sem uma das suas jogadoras mais valiosas: Ana Borges foi suspensa por um jogo, na sequência do jogo com o Ouriense. Interessante saber quem irá entrar para lateral direito e de que forma esta ausência condicionará o desempenho da equipa leonina. Curiosamente, desde que ambas equipas estão em competição, este é o primeiro ano que o Sporting tem melhor ataque. Raquel Fernandes, Hannah Wilkinson e Carolina Mendes são o trio goleador verde e branco, mas a fazer fé no que tem acontecido, só duas delas irão jogar de início. Wilkinson ou Mendes, eis a questão!

Clube de Albergaria vs C Futebol Benfica - um dos clássicos do futebol feminino português é sempre um jogo que poderá ditar qualquer resultado. E onde o empate é o menos óbvio. A equipa da casa vem de um empate em casa para a Liga BPI com o penúltimo classificado e uma derrota copiosa em casa da Ovarense para a Taça de Portugal. Com menos 6 pontos do que na época passada, nesta altura, a sorte é que as duas últimas equipas estão muito distantes e não parece que consigam fôlego para recuperar. O Futebol Benfica adormeceu à sombra da conquista de um lugar de acesso à Taça da Liga e perdeu em casa no jogo anterior, com o Estoril, mantendo o registo de duas vitórias seguidas de duas derrotas. Com a equipa algo espremida, o Fofó tem conseguido manter um futebol de qualidade, mas tem o 4º lugar ameaçado pelo Marítimo e pelo Estoril. Não há lugar a distracções. 

A-dos-Francos vs SL Benfica - começo difícil neste arranque de ano novo, para a equipa da casa. Ainda por cima com a guarda-redes habitual castigada. O Benfica tem um jogo mesmo a jeito de recuperar da quadra festiva, onde o difícil será prever o número de golos no marcador e quem os irá marcar, embora as suspeitas do costume estejam como favoritas: Darlene e Chloe, pois claro. Um bom jogo para desentorpecer, a pensar já no fim de semana seguinte e a recepção ao Sporting para a Taça da Liga.

Valadares Gaia vs UR Cadima - o Valadares parte como favorito para este jogo, embora tenha-se deixado surpreender já algumas vezes sem contar. Mas apesar de tudo, jogando em casa e face ao desempenho que o Cadima tem tido, prevê-se alguma vantagem para as de Gaia. O Cadima tem tido um ano bastante atribulado e a recuperação para um lugar que garanta a permanência está cada vez mais longe. A não ser que tenha havido algumas alterações neste período de férias que reforcem substancialmente o plantel. 

AD Ovarense - Estoril Praia - grande jogo em perspectiva, que só acontecerá no próximo sábado dia 11. A Ovarense está num momento de crescendo e não deverá querer perder a oportunidade de, quem sabe, subir um lugar na tabela se o resultado do Clube de Albergaria não for positivo amanhã. Na mesma situação está o Estoril, mas para lugares mais cimeiros. Pode-se dizer que a Ovarense luta pela manutenção, ao passo que o Estoril quer um lugar mais próximo do seu historial recente. Beta e Rita Carvalho poderão ser os trunfos para ambas as equipas marcarem. Jogo bastante interessante para se seguir.

Esperamos que o regresso à competição traga as jogadoras em forma, que tenham sabido gerir o lazer com a manutenção da condição física, mesmo aquelas que não são profissionais. A evolução do futebol feminino passa muito pela consciencialização por parte das jogadoras que têm de levar cada vez mais a sério o desempenho das suas funções desportivas. 
No próximo fim de semana teremos paragem da Liga BPI para a estreia da Taça da Liga. Mas falaremos disso mais tarde. 
Bons jogos!

#RespondeEmCampo
#DeixaJogar
#LigaBPI