sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Liga BPI - o regresso após paragem para a Taça de Portugal


A seis jornadas do seu término, o que poderemos esperar das equipas em termos classificativos? Haverá hipótese de surpreender o Braga? Conseguirá o Sporting ir além do segundo lugar? O terceiro lugar do pódio ficará em Benfica, onde mora uma equipa com tantos títulos como o Sporting?
Vamos ver jornada a jornada, sempre na expectativa de que quem vai ver futebol feminino nunca se sente defraudado pela ausência de golos.

Sporting vs Boavista - um jogo tranquilo para a equipa da casa, mesmo à medida para curar as feridas da derrota em Braga para a Taça de Portugal, por números bastante pesados e com bastante contestação sobre a arbitragem. O Boavista, apesar dos reforços de inverno não consegue sair do incómodo último lugar. E este jogo também não ajudará a isso.

Ovarense vs Estoril Praia - jogo bastante difícil para a Ovarense, que começa a ficar muito perto do penúltimo lugar, não conquistando qualquer ponto desde a nova jornada. Frente ao Estoril, que é a terceira equipa mais concretizadora, irá passar por bastantes dificuldades. Mas a equipa da linha terá de se aplicar a fundo se quiser levar de vencida este jogo, porque a sua defesa também pode ser bastante permeável e a Ovarense é uma equipa que não desiste de discutir o jogo até ao final.

Braga vs Ouriense - se dúvidas havia, motivadas pelo empate em casa frente ao Estoril, de que este Braga tem uma mentalidade de aço na perseguição do seu objectivo (ser campeão), elas ficaram totalmente dissipadas no jogo de sábado frente ao Sporting para a Taça de Portugal. Um atitude e um colectivo muito fortes, a justificarem plenamente o nome de Gverreiras, a equipa de Miguel Santos só vai descansar no final do último minuto do último jogo. Não há grandes dúvidas disso. Ao Ouriense resta procurar fazer um bom jogo, defender com acerto e manter as adversárias o mais longe possível da sua área. E espreitar a sorte, quando houver oportunidade. Mas não será fácil.

A-dos-Francos vs Marítimo - ambas equipas estão tranquilas na classificação e têm feito um campeonato tranquilo mercê da falta de competitividade das três últimas classificadas. Jogando em casa o A-dos-Francos tem um ligeiro favoritismo, por conhecer demasiado bem o campo Luis Duarte. No entanto, a equipa da Madeira tem jogadoras bastante talentosas e com espírito lutador. Será um jogo bastante equilibrado e intenso, onde qualquer resultado será de esperar.

Vilaverdense vs Futebol Benfica - depois de uma longa travessia no deserto que durou treze jornadas, onde só conquistou um ponto, nos últimos três jogos conseguiu fazer mais seis. A esperança reacendeu-se e os dois pontos que o separam da Ovarense são uma luz que ilumina e inspira à manutenção. Essa será a maior dificuldade para o Futebol Benfica. Mas, a equipa de Lisboa tem vindo a fazer uma Liga bastante positiva e tem jogadoras para encarar as dificuldades com alguma qualidade. O tamanho do campo do Vilaverdense ajudará a que ponha em prática o seu melhor futebol. Mas sem facilitar, porque senão poderá ser surpreendida. 

Valadares vs Clube de Albergaria - o Valadares tem tido um trajecto algo irregular. Ora bem que ganha no Estoril com goleada, como vai empatar ao Boavista, sofrendo dois golos. Neste jogo terá pela frente um Clube de Albergaria que paulatinamente tem subido na classificação, sem grande estardalhaço. O factor casa facilita a vida ao Valadares e com bastante acerto tem equipa para ganhar o jogo. Mas o adversário é uma equipa que é perita em criar dificuldades, tem a segunda melhor marcadora da Liga, mas ao mesmo tempo uma defesa algo permeável. Jogo interessante, também, pela longa rivalidade.



quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Estão de regresso os torneios de futebol feminino


Em pouco menos de mês, o futebol feminino volta a mostrar toda a sua projeção e crescimento a nível mundial. Entre 28/02 e 07/03 irão disputar-se, literalmente pelos quatro cantos do mundo, quatro torneios de seleções femininas.

A exemplo do que tem ocorrido em anos anteriores, as seleções aproveitam estes torneios para afinarem estratégias para as competições a doer (este ano será para a fase final do Campeonato do Mundo, em França).

Durante largos anos, a Algarve Cup (anteriormente designado de Mundialito de Futebol Feminino), foi o único torneio de dimensão mundial a ser disputado neste período, tendo a 1ª edição ocorrido em 1994 e celebrado as bodas de prata na edição de 2018.

Pelo Algarve, em 25 anos de torneio, pode-se dizer que passou a nata do futebol feminino mundial. Foram várias as edições em que pudemos observar pelos relvados algarvios as seleções campeã do Mundo, da Europa e dos Jogos Olímpicos espalhar momentos mágicos.

Retenho, sendo uma escolha meramente pessoal, a final disputada em 2012, que opôs o campeão Mundial em título (Japão) e o campeão Europeu (Alemanha) e cuja vitória sorriu à equipa europeia, num jogo frenético cujo resultado final foi 4-3.

Em 2008, ou seja, 14 anos após o pontapé de saída da atual Algarve Cup, surge a Cyprus Women's Cup, com o mesmo formato da "nossa" competição. Por lá também passaram selecções de enorme calibre que nos últimos anos, optaram por escolher o torneio português (Canadá e Holanda, os mais sonantes).

No ano de 2016, para celebrar a conquista do Mundial 2015 e divulgar a campanha She Believes, surge a “She Believes Cup”, que arrastou consigo do Algarve a seleção da casa (EUA), a Alemanha e a França.

O último torneio a surgir é a "Cup of Nations", a ser disputado na Austrália e que arranca este ano.

Com quatro torneios a decorrer em simultâneo vai ser possível observar em ação 18 das 24 seleções (75% do total) que se apuraram para o próximo mundial em França. Nos torneios quadrangulares, as 8 equipas participantes irão estar no Mundial. A Algarve Cup vai ter sete finalistas do Mundial, incluindo a atual campeã da Europa (Holanda) bem como a semifinalista do EURO2017 (Dinamarca, que no entanto não alcançou o apuramento para o Mundial). Em Chipre, estarão 3 finalistas. Apenas as seleções da Alemanha, França, Nigéria, Camarões, Jamaica e Chile não estão envolvidas em nenhum destes torneios.

Mas regressemos à Algarve Cup e a sua edição de 2019, Como assinalamos acima, são 7 as finalistas do Mundial 2019 a evoluir no próximo mês de fevereiro e março a sul do país, sendo que 3 seleções encontram-se no top 10 do ranking mundial.

Pessoalmente é com grande expetativa que aguardo os jogos da nossa seleção, depois do brilhante 3º lugar alcançado em 2018. Portugal irá competir no Grupo D e vai ter como opositores as selções da Suécia e da Suíca. Acredito que a seleção irá continuar mostrar a evolução consistente a que temos assistido nos últimos anos. Uma coisa é certa, quando começar a Algarve Cup já será conhecido o sorteio da fase de qualificação para o EURO2021, a disputar em Inglaterra. Para as seleções (europeias) que não vão ao Mundial, este será um período excelência para irem recolhendo informação dos possíveis adversários. Excluindo a China e o Canadá, todas as restantes equipas irão estar num dos 5 potes para o sorteio.

Será, certamente, um período de romaria ao Algarve de elementos das equipas técnicas das várias seleções para observarem in loco os seus adversários e preparem da melhor forma a grande competição de 2019 e, logo de seguida, a qualificação para 2021.

Para quem tiver disponibilidade esta será uma boa altura para tirar uns dias e aproveitar tudo que a região do Algarve nos oferece, com o bónus de poder assistir a excelentes jogos de futebol feminino não só da nossa seleção mas também das restantes participantes.

Lá nos encontraremos!

(publicado originalmente no sítio do Sindicato Jogadores).

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Liga BPI - a caminho do último terço da prova



A jornada passada trouxe Braga e Sporting a ganharem pela margem mínima e a manterem a distância de 5 pontos entre ambas, um Ouriense a ganhar posições e o Valadares em queda e um Vilaverdense a tentar salvar-se da despromoção com uma vitória em casa do Boavista. Mudanças de treinadores e reforços de jogadoras, nada disso resultou nesta jornada 14. 
Este fim de semana entramos no último terço da Liga. Vejamos quais os confrontos e o que esperar deles:

Sporting vs Marítimo - o jogo da primeira volta deu empate, num jogo disputado em campo encharcado que beneficiou a equipa que não tinha obrigação de assumir o jogo, ou seja, o Marítimo. Esse empate poderá ser fatal para o objectivo do Sporting de revalidar o título, daí acreditar-se que neste jogo terá uma postura claramente dominante e objectiva na busca dos três pontos. Do Marítimo espera-se a atitude habitual: muita entrega, bom futebol e à espreita de uma oportunidade para ser feliz. 

Clube de Albergaria vs Boavista - um jogo onde claramente a equipa da casa é favorita. Uma equipa muito calculista que não faz grandes brilharetes, mas mantém-se na rota traçada desde o início: conquistar o melhor lugar possível. E neste momento está a três pontos do terceiro lugar. O Boavista, segundo consta, reforçou-se com umas jogadoras brasileiras, mas o resultado não foi o melhor na jornada passada. Nesta terá tarefa muito difícil, novamente.

Vilaverdense vs Ovarense - depois da vitória em casa do Boavista, para poder sonhar de novo com a manutenção, o Vilaverdense terá de ir vencer a Ovarense. Tarefa que talvez não seja fácil, visto que a Ovarense é tida como uma equipa que, apesar de não ter muitos pontos, é um extremamente agressiva na luta pela bola e quererá mostrar o seu melhor ao novo treinador. Jogo difícil de antever o desfecho. 

Braga vs Estoril Praia - depois de no último jogo ter tido que suar as estopinhas para levar a vitória, frente a um Fofó que manteve o jogo em aberto até ao apito final, agora em casa quererá fazer um jogo mais tranquilo. Para isso, e visto que o Estoril tem crescido imenso ao longo das jornadas, tendo dificultado a vida ao Sporting no jogo anterior, o Braga terá de colocar em prática todas as suas qualidades. Num campo de dimensões máximas, será difícil travar esta equipa que tem como objectivo ser campeã e tudo tem feito para isso: desde a competência até à entrega. 

A-dos-Francos vs Futebol Benfica - jogo bastante difícil para ambas as equipas. Para a equipa da casa porque o Futebol Benfica tem uma equipa que sabe muito bem o que quer e tem um misto de jogadoras experientes com alguma juventude cheia de qualidade e irreverência. Essa mistura tem dado muito bons resultados. Por outro lado, jogar no campo Luís Duarte não é fácil e o Fofó nem sempre teve boas recordações desse jogo. O A-dos-Francos está tranquilo na tabela e irá fazer o seu jogo sem pressão, o que lhe dará outros argumentos. 

Valadares Gaia vs Ouriense - o jogo da jornada. O Valadares vem de uma derrota em casa do Marítimo por números concludentes, no regresso de Mara Vieira ao banco das gaienses. O oitavo lugar que ocupa não deveria, de todo, estar nos planos da equipa no início da época. Terá pela frente um Ouriense que também não quererá ceder, visto estar a dois pontos do terceiro lugar. Um jogo que será bastante intenso e se decidirá no erro, mais do que no talento. 

Bons jogos para todas as equipas e para quem se desloque aos campos, para ver evoluir o melhor do nosso futebol feminino. E o menos possível de erros de arbitragem que possam influenciar os resultados finais.