quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

O jogo grande da jornada 10 da Liga BPI – Sporting CP - SC Braga


(Francisca Cardoso e Diana Silva )

Não pretendo fazer nenhuma antevisão do que este jogo nos poderá proporcionar do ponto de vista técnico ou táctico. Deixo isso para os entendidos. Os últimos confrontos entre estas duas grandes equipas não foram dos mais bem jogados para a promoção do futebol feminino nacional como ele merece. Se as duas melhores equipas nacionais, com as melhores executantes não conseguem proporcionar os melhores jogos de futebol, a própria competição ressente-se pois precisa é de espetáculos para captar cada vez mais adeptos para a causa.

Sem qualquer leviandade de me querer intrometer no trabalho semanal das duas equipas técnicas, desejo sinceramente que o jogo dia 9 de Dezembro seja um desafio de encher o olho a todo e qualquer adepto de futebol.

Todavia, talvez não tenhamos essa sorte porque este jogo encerra grande responsabilidade para ambas as equipas e pode resolver, quase de imediato, a atribuição do título de Campeão da Liga BPI de 2018/2019, antes do final da primeira volta, caso o Braga vença em Alcochete. Pela 2ª vez, o clube leonino vê-se obrigado a correr atrás do prejuízo (a primeira foi no jogo realizado em Alvalade em que o Sporting tinha que vencer para anular a vantagem do Braga, na primeira edição da Liga Allianz, num jogo electrizante com mais de 9000 adeptos nas bancadas). Na jornada 10 o cenário irá repetir-se, o clube de Alvalade tem 2 pontos a menos que o Braga, fruto do empate concedido na Madeira.

Poderia dizer, sustentado apenas nos resultados, que o Braga está a jogar melhor que o Sporting nesta presente época. Leva 54 golos marcados, o dobro do Sporting (27). Mas será esta uma análise correta? Incompleta será certamente porque haverá outras variáveis que teríamos que tipificar. Lembro-me, assim de repente, da eficácia de concretização de ambas as equipas.

O que posso dizer, sendo uma opinião muito pessoal, é que o Sporting tem muito mais a perder neste jogo que o Braga. Se bem se recordam, o clube de Alvalade teve um período tumultuoso no início da época, com eleições que foram tema de intermináveis conversas de café. Podemos considerar que tal não teria repercussões nas equipas leoninas em competição, que são máquinas oleadas, preparadas em qualquer circunstância e imunes a qualquer mudança. Errado, toda e qualquer atividade na estrutura directiva tem reflexo nas equipas do clube. A incerteza que paira não permite que o trabalho que se pretende realizar decorra de forma serena como se exige.

O Braga, depois da conquista da Supertaça, em Viseu, quebrou o enguiço e ergueu o seu primeiro troféu nacional. O que mais me tem fascinado nesta equipa do Minho é o caudal ofensivo, a procura constante da baliza adversária e concretizar todos os golos que conseguir, independentemente do adversário, sem nunca abrandar o ritmo de jogo. Será que vai manter este padrão de jogo no próximo domingo? A acontecer, será uma enorme demonstração de personalidade da equipa.

Ao Sporting, apenas a vitória interessa. Não só para recuperar a desvantagem pontual mas especialmente para dar novo alento a uma equipa que já ganhou tudo internamente e transmitir uma prova inequívoca que está firme na luta pela reconquista de todos os troféus ainda em disputa, colocando um ponto final em jogos menos conseguidos. Creio que o Nuno Cristóvão tem mais dores de cabeça para escolher as 11 titulares que o Miguel Santos no Braga. Não que considere que o Braga tem menos opções, bem pelo contrário. Não tem é um plantel desenhado e construído maioritariamente com jogadoras portuguesas de elevada qualidade, todas internacionais e, que de uma época para outra, não são primeira opção.

O Braga, mais confortável na situação de líder isolado da Liga BPI, não se vai fazer rogado se puder sair de Alcochete com os 3 pontos e, desta forma, dar um passo de gigante na conquista do troféu em disputa. Haverá ainda muita Liga até ao fim, mas o Sporting perdendo já não dependerá exclusivamente de si.

Na verdade, creio que o mais correto é afirmar que só podemos perceber quem está, efectivamente, melhor quando estas duas grandes equipas se defrontarem pois estarão ambas sujeitas aos mesmos níveis de dificuldade e exigência, onde qualquer pequena falha pode comprometer o resultado final.

Uma coisa é garantida, o único pensamento das 22 jogadoras a entrar em campo no domingo vai ser a vitória. 

Até porque são estes jogos que mais adrenalina libertam.

Muito sucesso ao Sporting CP e ao SC Braga e que proporcionem um excelente jogo de futebol.

Sem comentários:

Enviar um comentário