sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Liga BPI - jornada 5


Vamos para a quinta jornada, com apenas uma equipa cem por cento vitoriosa: o Benfica. Se dúvidas houvesse quanto ao poderio da equipa encarnada, o jogo frente ao rival acabou com todas. Um Sporting de menos, é verdade, mas fica o desafio de como travar esta equipa. O jogo em Braga, mesmo antes do Natal, irá ajudar a esclarecer. 
Para esta jornada ambos têm jogos mais fáceis, mas há confrontos em que o resultado não será tão óbvio. Vejamos:


GD Estoril Praia vs Sporting CP - início de época difícil para o Estoril. Até começou bem, ganhando o primeiro jogo em casa, mas depois foi perder em Albergaria e Valadares. A derrota com o Benfica não deslustra, sendo que o Sporting não seria o adversário mais desejado para tentar recuperar pontos. Da parte do Sporting, é um jogo em que tem obrigatoriamente de ganhar, porque é o que se espera de uma equipa que é profissional, mas também porque após o desaire com o Benfica, não pode dar-se ao luxo de perder pontos com equipas de "outro" campeonato. Jogo antecipado para sábado, às 15,45. 

CS Marítimo vs SL Benfica - este Marítimo continua a senda da época passada: surpreender. Só tem uma derrota, em Braga, e já foi vencer dois jogos fora (Ouriense e Ovarense). Nove pontos conquistados, uma jogadora nas quatro melhores marcadoras, um registo bastante interessante, se atendermos ao facto de que se trata de uma equipa de uma ilha. No entanto, o Benfica não deve ir à Madeira fazer turismo e o seu caudal ofensivo irá fazer mais uma vítima, sem dúvida. O que poderá acontecer é que o primeiro golo seja retardado o mais possível, pelas insulares, mas acontecerá mais dedo ou mais tarde. Uma oportunidade para o Marítimo mostrar se está preparado para voos mais altos.

C Futebol Benfica vs GDC A-dos-Francos - o Fofó começou bastante bem esta época, mas acabou por ceder uma derrota em casa com um adversário directo. Na jornada passada foi a Braga e apesar do resultado, fez um jogo bastante interessante. Frente ao último classificado, tem obrigação de vencer. O A-dos-Francos, apesar de ainda não ter pontuado, tem vindo aos poucos respirar à tona, com os quatro golos apontados pela jogadora Ashley Maza a darem alguma esperança de recuperação. Para este jogo tem duas jogadoras impedidas, por expulsão no último jogo. Num plantel que não é muito forte, poderá fazer alguma diferença.Terá muita dificuldade em contrariar o Futebol Benfica, ainda para mais quando o jogo é no Campo Conde Sucena, em Sintra, com dimensões maiores do que o que estão habituadas a jogar em casa. 

UR Cadima vs AD Ovarense - o Cadima vem de uma vitória expressiva, em que a sua jogadora mais conhecida, a internacional sub/19 Luana Marques, marcou quatro golos e ainda saiu a dez minutos do final do jogo. Está portanto com alguma dinâmica de vitória, mas a Ovarense precisa desesperadamente de pontuar, sob pena de o seu destino começar a ficar traçado. Embora nestas quatro derrotas, duas delas são amplamente esperadas: com Benfica e Sporting. Apesar de ser difícil, a deslocação a Cadima poderá servir de motivação para a recuperação.

Clube de Albergaria vs SC Braga - uma vitória em casa do Ouriense na última jornada, dá algum alento para encarar o jogo com o Braga. Estes jogos são sempre muito difíceis para as equipas não profissionais. O favoritismo está toda na equipa adversária e tentar manter os princípios de jogo e alguma identidade, poderão ser pontos bastante fortes de motivação. O Braga terá mais um jogo para vencer, a sua condição profissional assim o exige.

Valadares Gaia FC vs CA Ouriense - tirando o deslize em casa frente ao Futebol Benfica, o Valadares tem tido um desempenho imaculado. Três vitórias nos restantes jogos e um registo de oito golos marcados, distribuídos por várias jogadoras. Frente ao Ouriense é favorito, mas precisa de se manter concentrado e trabalhador. A equipa do Ouriense tem tido um percurso bastante acidentado, com três jogos em casa onde o melhor que conseguiu foi um empate, sendo que depois foi vencer ao Fofó. Não terá um jogo fácil, mas tem de fazer pela vida frente às equipas de sua igualha, porque ainda tem de jogar com as três grandes.

Alguns jogos interessantes marcam esta jornada e continuamos a desejar que os campos onde evoluem jogadoras de futebol estejam preenchidos com gente que as apoia e incentiva. O futebol também faz muito sentido por causa do público adepto. 








Sem comentários:

Enviar um comentário