sábado, 14 de dezembro de 2019

Liga BPI - jornada 11



Antes de começar a análise à jornada da 11, é obrigatório fazer referência ao empate cedido pelo Braga frente à brava equipa da Ovarense. Aquilo que normalmente seria um jogo de clara vitória para a equipa minhota (a Ovarense está a 2 pontos da linha de água), tornou-se num martírio muito por força da capacidade de luta e de resistência da equipa da casa. Estes resultados inusitados, que têm acontecido todas as épocas, acabam por trazer um entusiasmo extra para quem segue a Liga BPI.  

Entramos na última jornada com os 4 primeiros lugares perfeitamente definidos e somente 2 deles poderão ter alteração: o 2º e o 3º lugares. No 1º está seguro o Benfica e em 4º o Futebol Benfica. Sporting e Braga poderão trocar posições, embora isso seja bastante improvável.
Apesar de haver alguns encontros bastante interessantes, as atenções da jornada estão todas viradas para o último jogo a ser disputado, Braga - Benfica, que se realizará no domingo às 16 horas e terá transmissão no Canal 11. Será, portanto, o jogo da jornada. 

Mas vejamos o que há mais a acontecer no virar da Liga BPI.

CA Ouriense vs Sporting CP - mais um jogo difícil para a equipa da casa, que até à jornada passada tinha conseguido 2 vitórias seguidas, que lhe tinham dado o 5º lugar e quase a hipótese de sonhar com o 4º e o acesso à Taça da Liga, mas a deslocação ao Benfica deitou tudo por terra. Amanhã, pelas 14, com transmissão no Canal 11, o Ouriense irá defrontar o Sporting e a probabilidade de perder pontos é bastante grande. O Sporting não vai querer assistir ao jogo de domingo numa posição que não seja a poder lucrar directa ou indirectamente com qualquer que seja o resultado entre Braga e Benfica. E para isso só a vitória lhe interessa. Frente ao Valadares o ás de trunfo chamou-se Hannah Wilkinson, quem irá assumir o golo amanhã? 

C Futebol Benfica vs Estoril Praia - o Fofó ainda não conseguiu somar mais do que 2 vitórias consecutivas, nesta época. Em campo emprestado, no Monte da Galega, com dimensões semelhantes ao do Francisco Lázaro, a equipa de Madalena Gala terá mais dificuldade em sentir o apoio do seu público, que em casa está quase em cima do banco. Em teoria é favorito, já que tem revelado consistência competitiva, devida em parte à mescla quase perfeita de jovens jogadoras com outras bastante experientes. Mas o Estoril vem de dois resultados bastante dilatados e vai querer lutar por um resultado que lhe permita subir um ou dois lugares na tabela. Destaque para Rita Carvalho que fez um poker na ultima jornada e quererá mostrar serviço frente à sua ex-equipa.

Clube de Albergaria vs UR Cadima - a equipa da casa é favorita, embora venha de uma série de resultados menos bons. Precisa de voltar a vencer, para manter alguma margem de segurança em termos classificativos. O Cadima continua a série negra de derrotas, a última vez, e única, que venceu esta época foi na 4ª jornada. Começa a ficar numa posição muito delicada, mas a deslocação a Albergaria não será a mais fácil para recuperar.

A-dos-Francos vs AD Ovarense - como irá a equipa do Oeste reagir à saída do seu treinador? Se o que correu mal foi por questões técnicas, então a saída do treinador peca por tardia. Com quase metade da época feita e zero pontos conquistados, embora não sendo impossível, arrisco a dizer que será muito complicado inverter este caminho de insucesso que o A-dos-Francos tem tido. Recebendo uma Ovarense, que é sempre um adversário difícil, veremos a reacção à chicotada. A Ovarense poderá vir super motivada e fazer um jogo que mostre que o empate frente ao Braga aconteceu também por mérito próprio (aquele golo de Ana Rocha é um monumento), ou deslumbrar-se e menosprezar a equipa visitada. E isso é uma coisa que acontece amiúde no futebol feminino, fruto também de pouca experiência competitiva. 

Valadares Gaia vs CS Marítimo - passadas as dupla jornada mais difícil da primeira volta, o Valadares tem agora oportunidade de recuperar uns lugares na tabela, por onde já andou, diga-se. Com uma prestação muito boa frente ao Sporting, apesar do resultado, a equipa de Mara Vieira é bastante organizada e tem um futebol bastante agradável. Em casa vai lutar pela vitória, como aconteceu na época passada. Mas o Marítimo tem dado boa conta de si e tem-se mantido pelo meio da tabela. Vem de uma vitória expressiva e já demonstrou este ano que vai a todos os campos para ganhar e às vezes consegue, como foi o caso em Ourém e Ovar. Portanto, irá a Valadares para discutir o resultado o que tornará o jogo bastante interessante.

SC Braga vs SL Benfica - domingo às 16 horas todo o futebol feminino vai parar, passe o exagero, para assistir a este jogo. Qualquer jogo entre duas equipas profissionais é sempre motivo de grande interesse, mas este tem algumas particularidades. A primeira, e a que no imediato é a mais importante, tentar perceber como vai o Braga reagir ao empate em Ovar. O Braga tem vindo a mostrar algum quebra na intensidade do seu jogo, o que poderá muito bem ser reflexo do início prematuro da época por força da Liga dos Campeões. Frente ao Benfica não faltará motivação, mas para levar de vencida a equipa da Luz será preciso um pouco mais. Intensidade, concentração, assertividade, tudo ingredientes imprescindíveis para fazer frente ao líder do campeonato. Líder esse que se apresenta com uma folha de serviços imaculada: só vitórias, melhor ataque, melhor defesa, melhor marcadora, uma verdadeira máquina trituradora. No top 10 das marcadoras, num total de 99 golos, o Benfica mete 3 jogadoras que totalizam 40 golos. O Braga tem uma nesse lote com somente 7 golos. As estatísticas valem o que valem e o futebol tem esse lado interessante, e perverso, de que os favoritos, quando se fala de equipas que se equiparam, nem sempre vencem. Esperemos que seja um jogo bem jogado, porque será visto por muita gente e será um grande veículo de promoção da modalidade. De referir, ainda, que o Braga se não vencer praticamente se despede da revalidação do título. Ainda na primeira volta.  

Assim fica completa a apresentação da jornada. Que será bastante emotiva.
Que todas as jogadoras estejam no seu pleno, os treinadores tomem as melhores decisões e as árbitras nem se notem nos jogos.

#RespondeEmCampo
#DeixaJogar
#LigaBPI
#Canal11



Sem comentários:

Enviar um comentário