sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Liga BPI quase a estrear

 
 
Depois da época oficial se ter iniciado com a Supertaça, da qual saiu vencedora a equipa do SC Braga, vencendo o Sporting CP nas grandes penalidades após um empate a uma bola, começa este fim de semana a nova Liga BPI.
Na prática será em tudo igual à anterior competição, só mudando o nome do patrocinador.
À semelhança das duas épocas anteriores, os favoritos à conquista do título serão Sporting CP e SC Braga. Por muito monótono e contraproducente que seja, o favoritismo e a responsabilidade do título recaem nas duas equipas que têm uma estrutura toda ela dedicada tão e somente ao futebol feminino, jogadoras incluídas.
A curiosidade será em ver como reagirá o Sporting CP à perda da Supertaça, já que outro dos objectivos por demais desejado - a passagem à fase a elimina da UEFA Women's Champions League - também não foi alcançado. Ou seja, o Sporting CP entra para a Liga BPI carregado de frustração. Se por um lado isso poderá ser motivador, aquela coisa de "o que não nos mata, torna-nos mais fortes", por outro se o grupo não estiver suficientemente maduro e agregado, a dificuldade em ultrapassar a frustração pode fazer estragos. E isso só agora poderemos ver, já que numa equipa que vence sempre, é mais fácil os atritos serem relevados.
O SC Braga entra na época cheio de confiança, já que ao oitavo embate finalmente sai vitorioso. E logo uma vitória que dá um título. Veremos como a equipa se irá desenvolver, já que tem muitas jogadoras novas e o jogo da Supertaça não foi propriamente brilhante. Embora tenham acabado em crescendo.
Analisando, então a primeira jornada:
 
SC Braga - A-dos-Francos - o Braga recebe a equipa que na época passada se salvou in extremis da descida. Confronto muito desigual e se a equipa visitante viajar no próprio dia, o que é habitual em função dos parcos orçamentos, ainda ajudará mais a cavar o fosso. Mantendo a maioria das jogadoras da época passada, o A-dos-Francos terá sempre grande dificuldade perante adversários desta valia.
 
Sporting CP - AD Ovarense - o campeão, ferido, a receber uma das equipas que se vai estrear no novo formato de competição. Para o Sporting será um jogo para ganhar, assim o exige o seu estatuto, ainda para mais jogando em casa. Para a Ovarense é um jogo cheio de motivações extra: contra o campeão, jogar na Academia, ter transmissão televisiva, e onde não se lhe pode assacar mais nenhuma responsabilidade que não aquela de mostrar por que motivo subiu à Liga BPI.
 
Futebol Benfica - Valadares Gaia - um duelo já histórico no futebol feminino, tais os confrontos inflamados e disputados por ambas as equipas. De notar que o Valadares roubou a possibilidade do Futebol Benfica conquistar seis troféus nacionais consecutivos, ao ganhar a Supertaça em 2016. Para domingo, espera-se naturalmente um jogo muito equilibrado e bem disputado, havendo alguma curiosidade na estreia oficial de Edite Fernandes no Fofó, vinda do SC Braga. Também o Valadares recebeu uma jogadora de lá, a Guita, um regresso à equipa de Gaia. Será, certamente, um dos jogos fortes da jornada.
 
Clube de Albergaria - Estoril Praia - outro jogo que desperta alguma curiosidade. O Albergaria reforçou-se bastante, beneficiando da desistência do Ferreirense, e é um histórico do futebol feminino, sendo um dos baluartes da formação em Portugal. O Estoril, que na época passada ficou em terceiro, e que trabalha muito bem ao nível da formação, viu saírem algumas jogadoras e o treinador. De que modo é que isso vai afectar a qualidade da equipa é o que poderemos já começar a ver este fim de semana.
 
Boavista - Marítimo - com um departamento de futebol feminino todo renovado, e o regresso da Alfredina Silva para o comando técnico, o Boavista teve de enfrentar a saída de bastantes jogadoras. Para este jogo há alguma expectativa em saber de que forma Alfredina conseguiu refazer a equipa. O Marítimo, campeão da Promoção da época passada, faz a sua estreia na Liga. Reforçado com a internacional portuguesa, Suzane Pires, estará cheio de motivação para o primeiro jogo, ainda para mais contra o Boavista, o clube com mais história no futebol feminino português.
 
Vilaverdense - CA Ouriense - do Vilaverdense, mesmo com saída de jogadores importantes, como o regresso da Sara Brasil ao Braga, pode-se sempre esperar boas equipas, já que aquela zona é fértil em jogadoras de bastante qualidade. Depois do quarto lugar conquistado na época passada, neste jogo o factor casa ajuda a um certo favoritismo. O Ouriense, clube que já foi bi-campeão nacional e conquistou uma Taça de Portugal e tem no seu palmarés ser o único clube que almejou passar a fase de grupos da UWCL, regressa à Liga feminina mercê da desistência do Ferreirense. Com alguns reforços quiçá para a manutenção, é sempre um adversário a ter em conta.
 
Domingo, começa portanto uma nova Liga, que cria bastantes expectativas e em que todos os protagonistas terão um papel importante para a divulgação do futebol feminino.
Desejamos uma boa atitude competitiva e arbitragens seguras e assertivas.


Sem comentários:

Enviar um comentário