domingo, 15 de setembro de 2019

Liga BPI - o arranque de uma nova época



A Liga BPI está de volta e com ela a emoção de voltarmos a ver a maior competição portuguesa de futebol feminino em acção.

Teremos algumas novidades neste regresso. O Canal 11 (canal televisivo da FPF) vai transmitir semanalmente um jogo, começando já com o Sporting-Braga na segunda-feira dia 16 às 17,30. A propósito deste jogo, muita indignação por parte de alguns adeptos sportinguistas, pela data e hora escolhidas. Há regulamentos e seria importante que, antes de se falar das coisas, houvesse vontade em se saber os motivos. O Braga jogou na quinta-feira à noite para a Uefa Women's Champions League, logo o jogo com o Sporting só poderia ser 72 horas após. E como este jogo foi o escolhido para ser transmitido, tem de haver alguma disponibilidade por parte dos clubes para aceitar as datas e as horas. Estamos noutro patamar do futebol feminino e é importante que os adeptos estejam a par destas novidades e as aceitem, embora possam não concordar com elas. 

A outra novidade será o ingresso do Benfica na Liga BPI. Após ser campeão da 2ª Divisão, ter vencido a Taça de Portugal e ter entrado nesta época a ganhar o primeiro título em disputa, a Supertaça, o que mais poderemos esperar? Mais um clube a disputar títulos, maior indefinição quanto à classificação e uma competição mais rica e com mais argumentos para se divulgada e promovida - coisa que, reconheça-se, o Benfica tem feito de forma impecável. 

Ora então vejamos o que nos reserva a primeira jornada.

Ouriense vs Marítimo - a inversão da ordem dos jogos vai permitir ao Ouriense começar a Liga com o mesmo jogo com que terminou a época passada. Não deverá querer repetir o resultado, visto que perdeu por 1-4. Com bastantes reforços e novo treinador, é favorito. No entanto, o Marítimo é uma equipa que não vira a cara à luta e é sempre um adversário imprevisível. Jogo bastante interessante.

Cadima vs Valadares Gaia - recém promovido à Liga BPI, após uma época, o Cadima vai querer ganhar o seu espaço para assegurar a manutenção. Não será um jogo fácil, visto que o Valadares está muito reforçado. Mesmo tendo perdido algumas jogadoras fundamentais (entre elas o seu esteio na baliza, Neide Simões, que deixou de jogar), foi buscar jogadoras estrangeiras que se supõe tenham já qualidade para fazerem a diferença. Jogando fora, ainda assim é favorito.

Futebol Benfica vs Clube de Albergaria - depois de uma época muito boa, o Fofó enfrenta o grande desafio de voltar a montar uma equipa que possa estar à altura do terceiro lugar conquistado. A saída de Sofia Nunes, Mafalda Marujo e Andreia Veiga foram uma total surpresa. Não serão jogadoras insubstituíveis, porque ninguém o é, mas a sua substituição não será fácil. Tendo alguns reforços vindos do Sporting, no entanto o maior deles todos é o regresso de Edite Fernandes à competição. Veremos como se vai comportar a equipa amanhã, já que na época passada o único jogo que perdeu para os seus pares, foi com o adversário de amanhã. O Clube de Albergaria é sempre aquela equipa capaz de qualquer resultado em casa dos adversários. Perderam a sua melhor marcadora, mas com os reforços conseguidos irão certamente jogar para dificultar a vida e procurar ganhar pontos.

Benfica vs A-dos-Francos - uma pera doce este início de campeonato para o recém vencedor da Supertaça. Com uma equipa fortíssima, reforçada com duas jogadoras que já brilharam na semana passada - Nicole e Cloe - o Benfica não terá dificuldade nenhuma para vencer o jogo de forma tranquila. O A-dos-Francos perdeu bastantes jogadoras e a maioria dos reforços vem de escalões inferiores. Nada a temer neste jogo, visto que a obrigação está do lado adversário e tudo o que vier será experiência adquirida para o "seu" campeonato.

Estoril Praia vs Ovarense - os confrontos entre estas duas equipas ditam resultados muito disputados, embora só tenham acontecido por duas vezes. O Estoril venceu 4-3 em casa e foi empatar a zero em Ovar. Embora com algum favoritismo, será um jogo difícil já que a Ovarense é uma equipa que tradicionalmente dá bastante réplica e não se intimida. 

Sporting vs Braga - o jogo dos jogos da jornada. Em quatro jogos na época passada, o melhor que o Sporting conseguiu foi um empate, resultado esse que consagrou o Braga como o novo campeão nacional. Por aqui se vê o quanto estará em jogo. O Sporting estreia equipa técnica, com Susana Cova ao leme, num regresso a casa após já ter representado o clube como jogadora e que assumiu a intenção de jogar para ser campeã. Muita expectativa para ver como será este novo Sporting, que se escondeu o mais possível na pré-época. Do lado do Braga, a mesma vontade para ganhar, mas porque vem de duas derrotas que o abalaram bastante. Perdeu um troféu, a Supertaça para o Benfica, que na época passada já lhe tinha tirado a hipótese de ir à fina da Taça de Portugal, e teve um jogo-pesadelo na quinta-feira frente ao PSG para a UWCL. Do que se pode observar, a equipa não evidencia muita frescura física e tem algumas jogadoras importantes com lesões. No entanto, num jogo desta importância, ambas equipas vão querer ganhar e as fraquezas se tornarão forças, de parte a parte. Jogo que vai ser transmitido pelo Canal 11 e que ninguém quererá perder.

Vamos acompanhar as nossas equipas nos estádios, dar-lhes o apoio de que necessitam, ao mesmo tempo que respeitamos os árbitros e os adversários. O futebol feminino precisa desse respeito para crescer.

#RespondeEmCampo
#DeixaJogar
#WePlayStrong

Sem comentários:

Enviar um comentário