quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Cláudia Neto no Top 100 mundial

Votação promovida pelo "The Guardian"
 para a escolha das melhores futebolistas do mundo inteiro

Não sei se sabem quantas jogadoras federadas existem no mundo inteiro. Eu não sei. Mas sei que serão milhões, distribuídas pelos mais diversos campeonatos, uns mais competitivos do que outros.
Acontece que temos uma portuguesa, Claúdia Neto de seu nome, que actua há 3 épocas numa das melhores equipas europeias (Wolfsburg) e que está entre as 100 melhores jogadoras mundiais pelo 4º ano consecutivo! 100 em milhões, não sei se estão bem a ver...
E esta votação não é feita de forma subjectiva, com fãs e algoritmos à mistura. Não! É feita por gente especializada na modalidade, que avalia com critérios que se restringem à qualidade e desempenho das jogadoras.
Não sou muito apologista do culto individual, mas quando ele merece destaque, tem de ser dado. Atingir esta marca, pela quarta vez consecutiva, tem de significar que para além do muito talento, se trabalha muito para o demonstrar. É preciso ter uma grande capacidade de ultrapassar obstáculos, de lutar pelo que se deseja, para aguentar estar fora do país há tanto tempo e a jogar em países onde o futebol feminino é bastante exigente - a Cláudia só jogou um ano em Portugal, saindo para Espanha, Suécia e Alemanha. Quando se vinga assim em sítios tão diferentes, é porque a capacidade de trabalho está ao nível do talento.
Por tudo isso, por estes números, pelos minutos jogados, pelas internacionalizações, a Cláudia tem um lugar ímpar na história do futebol feminino português.
Lamentavelmente, e à boa maneira portuguesa, por cá quase não houve referências a este feito.
Bem sei que mais vale cair em graça do quer ser engraçada, mas há pessoas e instituições que têm obrigação de agir de forma absolutamente objectiva e saudar todos os que enaltecem o nome de Portugal. Mas talvez seja mais importante sair-se na capa da revista GQ...
Eu sinto muito orgulho em que haja uma futebolista portuguesa nestas circunstâncias. Por isso, muitos parabéns Cláudia, pelas nomeações e por todo esse trajecto que tem vindo a enriquecer o currículo do nosso futebol feminino - ainda que seja conseguido fora de portas.
 
#Top100
#RespondeEmCampo
#WePlayStrong
 

Sem comentários:

Enviar um comentário